- VARIÁVEIS TECNOLÓGICAS: A fim de lançar um produto adaptado à época e as necessidades do consumidor, oferecendo-lhe no ponto de vista tecnológico um produto usável, os estudos e as aplicações devem ser levadas em consideração pelo profissional de Marketing. ...
As variáveis socioculturais, como a própria denominação diz, são fatores de ordem social e cultural que, de alguma forma, influenciam e moldam o comportamento do consumidor e estão relacionadas ao ambiente em que as pessoas vivem, às relações que elas estabelecem e aos costumes que vão adquirindo.
Naquele ano, no livro “Basic Marketing: A Managerial Approach”, Jerome McCarthy propôs as quatro variáveis do Composto de Marketing: Preço, Produto, Praça e Promoção.
Na definição do preço de venda de um produto ou serviço as empresas precisam analisar diversas variáveis que impactam sobre os mesmos. ... ( ) Variáveis Econômicas: Oferta, Demanda, Câmbio, etc. ( ) Variáveis de Custos: TIR, VPL, VP, etc. ( ) Variáveis de Mercadológicas: Clientes, Concorrência, etc.
A demanda não é uma variável sob controle direto do fornecedor e tem um impacto significativo na cadeia de suprimentos. Ela é influenciada por fatores tais como preços praticados pelas concorrentes, publicidade, nível de atividade econômica, necessidades momentâneas do cliente, acessibilidade do serviço etc.
Neuromarketing é um campo de estudo que une o Marketing à Neurociência. Em linhas gerais, prevê o comportamento do consumidor tendo como base o processamento de informação pelo cérebro e pode identificar o impacto emocional do produto.
Essas, são questões sociais (demográfico/cultural), econômicas, naturais e políticas/legais, que têm capacidade para interferir em seu funcionamento, seja de forma positiva ou negativa.
Variáveis controláveis são aquelas sabre as quais uma empresa tem absoluto controle, são os 4 P's do Marketing – Produto, Promoção, Praça, Preço; já as variáveis incontroláveis, as empresas não tem controle algum – de origem natural, cultural, política, social, comportamental, econômico -, e sim devem adaptar-se á elas ...
Ou seja, fatores econômicos, políticos, culturais, tecnológicos e etc. Para a empresa, cabe apenas a adaptação. O Macroambiente representa oportunidades e ameaça para o negócio.
Para não ficar para trás, fique ligado nos seguintes fatores que compõem o macroambiente empresarial:
Os fatores microambientais são os mais próximos de uma empresa e têm um impacto direto em suas operações comerciais. Antes de decidir a estratégia corporativa a seguir, as empresas devem realizar uma análise completa de seu microambiente.
O Macroambiente de Marketing de uma empresa consiste no conjunto dos agentes e das forças exteriores ao Marketing que afetam a habilidade da administração de Marketing de desenvolver e manter relações bem sucedidas com os consumidores-alvo. O ambiente de Marketing oferece oportunidades e ameaças.
O ambiente natural contempla os recursos naturais utilizados como insumos pelos profissionais de marketing ou que são afetados pelas atividades de marketing. ... Nas últimas três décadas, a preocupação com o meio ambiente cresceu bastante.
- Ambiente Econômico: Os mercados dependem tanto do poder de compra como dos consumidores. ... Este ambiente é constituído de leis, agências governamentais e grupos de pressão que influenciam e limitam várias organizações e indivíduos em uma dada sociedade.