Sépala: Folhas modificadas, geralmente de coloração verde, localizadas abaixo das pétalas e com função de proteger o botão floral enquanto ainda não abriu; ... Inserem-se logo após as sépalas. Carpelo: Também chamado de pistilo, é a parte reprodutiva feminina, geralmente localizada no centro da estrutura floral.
Corola (do termo latino corolla, "pequena flor") é o verticilo interno do perianto da flor, quase sempre vistoso. ... O conceito pode ser definido de forma mais sintética e simplista como o conjunto de folhas modificadas de uma flor (pétalas).
Significado de monoclamídeo [Botânica] Que tem o perianto com um só verticilo, como a bonina. Que tem cálice, mas não corola; apétalo. Etimologia (origem da palavra monoclamídeo). Mono + clamídeo.
Diclamídea é uma flor que tem 2 envoltórios (verticílos florais), ou seja, cálice e corola. ... As flores diclamídeas podem ser heteroclamídeas, ou seja, os dois verticilos têm diferenças notáveis ou podem também ser homoclamídeas, isto é, não apresentam diferenças notáveis entre os verticilos de proteção.
Estames são folhas modificadas, onde se formam os gametas masculinos da flor. O conjunto de estames forma o androceu (do grego andros, homem, masculino). Um estame geralmente apresenta uma parte alongada, o filete, e uma parte terminal dilatada, a antera.
Os frutos que se desenvolvem a partir do ovário da flor são chamados frutos verdadeiros e neles distinguimos as seguintes partes: pericarpo e semente. O pericarpo corresponde à parte externa do fruto e nele podemos observar três camadas: epicarpo, mesocarpo e endocarpo. Este último se for duro, recebe o nome de caroço.
ovário
Os frutos derivam do ovário das flores. Após a fecundação dos óvulos em seu interior, o ovário inicia um crescimento, acompanhado de uma modificação de seus tecidos provocada pela influência de hormônios vegetais, que interferem na estrutura, consistência, cores e sabores, dando origem ao fruto.
Para a formação do fruto, o ovário, após a fecundação, transforma-se em fruto e os óvulos, em sementes, conforme a imagem abaixo. O fruto que apresenta uma parede chamada de pericarpo é formado por três regiões – epicarpo, mesocarpo (parte comestível, acúmulo de reserva nutritiva) e endocarpo.
Os frutos são, geralmente, resultado do desenvolvimento do ovário após a fecundação. No interior dos frutos são encontradas as sementes, que são os óvulos desenvolvidos. As sementes, se encontrarem condições apropriadas, germinam no solo originando novas plantas.
Raiz: Fixa a planta no solo. Também retira da terra água e sais minerais necessários para a produção do alimento da planta. Caule: Sustenta os galhos com as folhas, as flores e os frutos. Conduz sais minerais e a água até às folhas para a produção do alimento da planta.
Por onde as plantas respiram? O processo de respiração acontece em todas as partes da estrutura da planta mas, principalmente, nas folhas, onde há maior quantidade de estômatos, que são capazes de realizar trocas de gases.