Os ossos sesamóides são ossos articulares inseridos em tendões ou ligamentos que lhes fornecem apoio extra e reduzem a pressão sobre os restantes tecidos. Existem diversos ossos sesamóides cujos números variam aleatoriamente na "palma" da mão, nas bases dos dedos.
O sesamóide adutor ou ulnar, da articulação metacarpofalangeana do polegar surge por volta do início do período da adolescência e guarda uma estreita relação com o início do surto máximo de crescimento estatural e mandibular, além de mostrar uma íntima relação com o início dos caracteres sexuais secundários, com a ...
Os tendões são cordões de tecido conjuntivo resistentes compostos principalmente por uma proteína rígida, chamada colágeno. Os tendões ligam firmemente as extremidades dos músculos aos ossos.
O tálus é o único osso do pé que se articula de forma direta com a tíbia e fíbula. Ele é envolvido pelo maléolo lateral da fíbula e pelo maléolo medial da tíbia. Já o osso calcâneo, se caracteriza por ser o osso mais forte de toda a estrutura do pé.
O pé é constituído pelas seguintes regiões: Tarso: constituído por sete ossos tálus, calcâneo, cuboide, navicular e três cuneiformes. Só um osso, o tálus, articula-se com os ossos da perna. Metatarso: consiste em cinco ossos metatarsais, numerados a partir da face medial do pé.
Tarso. O tarso corresponde à metade posterior do pé, contendo em seu conjunto sete ossos denominados ossos tarsais, comparados ao carpo da mão. O peso do corpo é suportado principalmente pelos dois ossos maiores, o tálus, que se articula com a tíbia e a fíbula superiormente e o calcâneo, que forma o calcanhar do pé.
Cuboide. O cuboide, o osso mais lateral na fileira tarsal distal, localiza-se entre o calcâneo proximalmente e os quarto e quinto metatarsais distalmente.
O escafóide é um dos 8 ossos do carpo que constituem o punho, vulgarmente designado de “pulso”. Trata-se de um osso muito complexo, que permite a harmoniosa e normal mobilização do punho e da mão.
É necessário deixar esclarecido que os sintomas podem variar de caso para caso. Então, afinal, como saber se um pé está quebrado?...Quais os sintomas para saber se um pé está quebrado?
Eles estão localizados entre o osso navicular e o primeiro, segundo e terceiro ossos metatarsais, sendo mediais ao osso cubóide. O nome desses três ossos (medial, intermédio e lateral) é derivado de em forma de cunha. O cuneiforme medial é o maior osso e o cuneiforme intermédio é o menor dos três.
Está localizado no lado medial do pé e se articula proximalmente com o tálus, distalmente com os três ossos cuneiformes e ocasionalmente com o osso cubóide.
É formado por cinco diferentes ossos: navicular, cuboide, cuneiforme medial, cuneiforme intermédio (médio) e cuneiforme lateral.
Anatomia dos membros superiores Ao todo, cada membro superior apresenta 32 ossos: Osso do braço: úmero; Ossos do antebraço: rádio e ulna; Ossos da mão: ossos carpais (8), ossos metacarpais (5) e falanges (14):
O céu da boca, ou palato, é a parte superior da boca, formada por duas partes. A da frente é constituída de osso e músculo e se chama palato duro, e a de trás tem apenas músculo e se chama palato mole. A pequena formação carnosa que pende do palato mole, na parte de trás da boca, é denominada úvula.
Cuerpo humano (Corpo humano)