É uma organização sistemática dos resultados obtidos com os pacientes que são sensíveis às intervenções de enfermagem(13). Os resultados NOC são itens mensuráveis do paciente, família, comunidade.
Segurança do Paciente: as 6 metas internacionais
Introdução: Diabetes Mellitus tipo 2 (DM2) é um problema de saúde pública em todo o mundo. Pessoas com DM2 que apresentam glicemia instável estão vulneráveis a comprometimento da produtividade, qualidade de vida e menor sobrevida, com consequentes complicações e elevados custos aos serviços de saúde.
Fatores de risco associados í hiperglicemia: diabetes, síndrome coronariana aguda, idade, HbA1c, dose de corticosteróide, dextrose endovenosa, carboidrato enteral, norepinefrina e nutrição parenteral; para hipoglicemia: protocolos de controle estrito da glicose, ventilação mecânica, tempo de internação, história de ...
Cuidados de enfermagem e segurança do paciente: o que é preciso observar?
Quando a hipoglicemia é desencadeada por muitas horas sem se alimentar, a pessoa deverá ingerir, alimentos que aumentem a glicose, como um copo de suco, um pedaço de chocolate ou mesmo um copo de água com açúcar. Para quem tem tendência à hipoglicemia em jejum o correto é não deixar de se alimentar de 3 em 3 horas.
É importante ter esse cuidado pelo risco maior de contrair alguma infecção nesses locais. Higienizar as mãos e, em seguida, o local da aplicação, é fundamental para evitar problemas. A higienização é simples de fazer: basta limpar a região com álcool 70% e esperar secar antes de injetar a insulina.
A hiperglicemia é caracterizada por uma taxa muito alta de glicose no sangue (acima de 126 mg/dl em jejum e acima de 200 mg/dl até duas horas após uma refeição).