Cursos Bayley Brasilhttps://www.cursosbayleybrasil.com.brhttps://www.cursosbayleybrasil.com.br
A Escala de Bayley – III é uma atualização dos dados normativos da BSID-II com amostra contemporânea e representativa, indicado para avaliar crianças de 1 a 42 meses de idade, apresentando melhora do conteúdo dos testes, melhora da qualidade psicométrica e, consequentemente, maior utilidade clínica.
A Escala de Desenvolvimento Motor (EDM) é um instrumento elaborado por Rosa Neto (2002) com o intuito de fazer uma avaliação psicomotora das crianças, através de um conjunto de provas diferentes e com grau de dificuldade crescente com o objetivo de mensurar o desenvolvimento motor das crianças.
O instrumento utilizado para avaliar o desenvolvimento motor dos escolares foi o Protocolo de testes da Escala de Desenvolvimento Motor - EDM9, que avalia as seguintes áreas do desenvolvimento: motricidade fina (IM1), motricidade global (IM2), equilíbrio (IM3), esquema corporal (IM4), organização espacial (IM5), ...
Nesta escala, teste motor é entendido como uma prova específica que permite medir uma determinada característica motora de um indivíduo e comparar seus resultados com os de outros indivíduos. Prova motora é definida como um instrumento que designa um conjunto de atividades marcadas para uma determinada IC.
É comumente definido como as alterações no comportamento motor através do ciclo da vida. ... A fase seguinte, Padrões Motores Fundamentais é caracterizada pelo surgimento de movimentos genéricos que serão a base para os movimentos especializados (esportivos).
Como o nome indica, o desenvolvimento cognitivo consiste no modo como nossa cognição evolui durante a vida. Ao lado das capacidades motoras e emocionais, trata-se de um dos pilares do crescimento intelectual infantil, com direito a uma área da psicologia exclusivamente voltada para seu estudo.
Em outras palavras, o desenvolvimento cognitivo é o processo do surgimento da capacidade de pensar e compreender. ... Piaget propôs quatro períodos gerais de desenvolvimento cognitivo: sensório-motor, pré-operacional, operacional-concreto e operacional-formal.
Cognição significa processar informações com a finalidade de perceber, integrar, compreender e responder adequadamente aos estímulos do ambiente, levando o indivíduo a pensar e avaliar como cumprir uma tarefa ou uma atividade social.
Quais são os processos cognitivos?
Segundo Campos (1998, p. 53) "a aprendizagem cognitiva é aquela cujo processamento, predomina os elementos da natureza intelectual, tais como a percepção, raciocínio e memória, etc.
De acordo com Piaget, a aprendizagem se configura quando há acomodação. “A mente, sendo uma estrutura (cognitiva) tende a funcionar em equilíbrio, o que aumenta seu grau de organização interna e de adaptação ao meio.
A teoria Cognitivista concebe a aprendizagem como produto de um processo ativo, integrador e interativo entre o material de instrução e as ideias relevantes da estrutura cognitiva do aprendiz, com as novas ideias estão relacionadas de forma particular.
Bruner acredita que a aprendizagem é um processo que ocorre internamente e não como um produto do ambiente, das pessoas ou de fatores externos àquele que aprende. A teoria de Bruner privilegia a curiosidade do aluno e o papel do professor como instigador dessa curiosidade, daí ser chamada de teoria da descoberta.
No estudo da motivação são consideradas três variáveis: o ambiente, as forças internas do indivíduo (necessidade, vontade, interesse) e o objeto.
A espiral do aprendizado é uma estratégia pedagógica que propõe que um assunto seja revisitado pelo estudante ao longo da sua vida escolar, trabalhando com diferentes níveis de complexidade e, consequentemente, estimulando o aprofundamento dos conhecimentos. ...
Wallon defende que o processo de evolução depende tanto da capacidade biológica do sujeito quanto do ambiente, que o afeta de alguma forma. Ele nasce com um equipamento orgânico, que lhe dá determinados recursos, mas é o meio que vai permitir que essas potencialidades se desenvolvam.