agave
De origem mexicana, o agave é uma planta do tipo suculenta muito usada como adoçante e erva medicinal (para tratar problemas de digestão e possíveis lesões, por exemplo). Ela funciona como substituta saudável do açúcar refinado, pois contém um néctar docinho que pode ser usado em diferentes receitas.
O agave é um antigo conhecido da população mexicana — extraído da mesma espécia de cacto que utilizam para fazer a tequila, esse néctar é também muito utilizado na culinária. Ele é composto por carboidratos (mais precisamente a frutose) e o seu sabor é bastante semelhante ao mel, mas um pouco mais suave.
A Tequila é produzida a partir do Agave Azul,que nada mais é do que uma espécie de babosa (e não um cacto como muita gente acredita). Muito parecido com o abacaxi, o Agave possui um miolo (esse miolo leva o nome de piña) que é extraído e pode atingir até 70 Kg por ramo.
Após o cozimento, os agaves são moídos. Ao mesmo em que as raízes são trituradas, é feito um acréscimo de água. Assim, o açúcar vira o chamado caldo de agave. Esse líquido passa para a fermentação e as fibras vão para reciclagem.
Ele é acompanhado de sal e uma fatia de limão.
Diferente do que acontece no balcão e na mesa dos bares, a forma ideal de tomar a tequila é gelada, o que ajuda a destacar os aromas e sabores do destilado. “Coloca lá no congelador e esquece – deixe ficar bem gelada para consumir, mesmo que seja do jeito que todo mundo conhece”, conta.
Água Tônica 1724 Por contar com baixa gaseificação e sabor doce acentuado, ela é a tônica certa para o preparo de um gin tônico tradicional.
Quanto à maneira de beber, em geral, é servido no tradicional drink gin-tônica: água tônica, uma ou duas doses de gin, rodelas de limão e bastante gelo. O gin também pode compor diversos outros coquetéis, misturado com vermute ou licor de menta, por exemplo, sempre com bastante gelo.
Lembre-se que, depois de aberto, o licor deve ser guardado na geladeira para manter suas características e não estragar.
Depois de abertos, os licores cremosos devem ser consumidos em até cinco meses. No entanto, você pode prolongar a vida útil da bebida armazenando-a na geladeira por até um ano. As garrafas fechadas possuem uma vida útil de até dois anos, se armazenadas em local seco e arejado.
Uma vez aberta, não há necessidade de guardar a bebida na geladeira ou freezer. Mantenha suas garrafas em um local arejado, longe da incidência de luz direta, sem grande oscilação de temperatura e onde elas permaneçam estáveis, pois a movimentação constante da garrafa também pode acelerar o processo de oxidação.
De acordo com o site TheKitchn.com, a vida média de uma bebida destilada forte que foi aberta é de seis a oito meses. Depois disso, especialmente se a tampa tiver sido aberta muitas vezes, o álcool começa a evaporar e a bebida pode ficar insípida.
A bebida não tem prazo de validade, mesmo depois de aberta. O armazenamento pode ser dentro de um armário, na geladeira ou, ainda, no freezer. Os únicos cuidados que devem ser tomados são: fechar bem a garrafa depois de aberta e não deixá-la exposta ao sol.