Os frutos podem ser classificados em frutos carnosos e frutos secos. 1-) Os frutos carnosos são aqueles que têm pericarpo suculento. ... 2-) Os frutos secos apresentam seu pericarpo seco e alguns podem se abrir espontaneamente quando as sementes estão maduras.
São exemplos de frutos: o abacate, o pepino, a uva, a laranja, a abóbora, o tomate, o maracujá, a uva, o limão, a berinjela, o pimentão, o kiwi e o pêssego.
Os frutos derivam do ovário das flores. Após a fecundação dos óvulos em seu interior, o ovário inicia um crescimento, acompanhado de uma modificação de seus tecidos provocada pela influência de hormônios vegetais, que interferem na estrutura, consistência, cores e sabores, dando origem ao fruto.
O fruto é uma estrutura presente apenas nas angiospermas, com a função principal de proteger as sementes. Surge, geralmente, após a fecundação, a partir do desenvolvimento do ovário vegetal. Dessa forma, é importante diferenciar o termo fruto de fruta.
"Some-se que a romãzeira sofre muito com a incidência de antracnose durante a florada, doença que impede o pegamento dos frutos", acrescenta. Ainda é necessário, segundo ele, observar a presença de insetos polinizadores, responsáveis por um melhor pegamento das flores.
Toda árvore que não produz bom fruto é cortada e lançada ao fogo. É pelos seus frutos, portanto, que os reconhecereis. Mateus 7:19-20.
Mateus 12:33: “Uma árvore boa dá bom fruto; uma árvore ruim, dá fruto ruim, pois uma árvore é conhecida por seu fruto”. ... Jesus é a árvore nos somos os ramos e o nosso fruto bom ou mau são os nossos atos bons ou maus praticados.
Apesar de a acerola ser uma planta rústica e muitos acharem ser dispensável a irrigação, se faltar água na fase de crescimento a muda pode não enraizar direito e, no futuro, produzirá mal. Quando a seca é forte, a aceroleira produz poucas raízes, poucas folhas, flores e, claro, poucos frutos.
Evite usar inseticidas na cultura para não prejudicar a ação dos polinizadores. A falta de outro pé de acerola nas proximidades, para que haja polinização cruzada, também pode estar influenciando na baixa frutificação da fruteira. Uma segunda aceroleira no ambiente tende a favorecer a polinização das flores.
Produção Dependendo das condições climáticas locais e da condução do plantio, a partir de oito meses surgem os primeiros frutos da aceroleira. A planta pode registrar anualmente três ou mais safras concentradas, principalmente, na primavera e verão.
FLORES DA ACEROLEIRA CAEM ANTES DA FRUTIFICAÇÃO – Toda Fruta. RESPOSTA – O problema pode estar na polinização das flores da planta, cujo processo depende de insetos polinizadores, com destaque para abelhas do gênero Centris spp. ... A ação do vento e da gravidade é dificultada por ser oleoso o pólen da flor da aceroleira.
Como deveria fazer a poda? Na cultura da acerola, a poda drástica pode ser realizada uma vez ao ano e durante o repouso vegetativo (inverno), para reduzir os galhos de maior vigor. É importante que a planta esteja bem nutrida. Tenha cautela na realização do procedimento, para não prejudicar a produção da fruteira.
Até a planta estar bem estabelecida é interessante regá-la todos os dias nos períodos de estiagem. Depois a rega pode ser feita de 2 à 3 vezes por semana. No período chuvoso não é preciso regar. A adubação do canteiro pode ser feita com 10 l de esterco de curral bem curtido.
Compre um vaso, um adubo e terra de boa qualidade e preencha de terra em volta do torrão transplantado. Firme bem a muda com a ajuda de uma haste de madeira até que a muda/árvore se enraíze no solo. Assim que transplantada você deve fazer regas todos os dias.
A acerola é uma fruta riquíssima e saborosa. Ideal para sucos refrescantes. E adivinha só? É perfeita para plantar em vasos.
Para o próprio produtor fazer suas mudas, basta coletar frutos inteiros e maduros (cor vermelha por inteiro), despolpa-los, lavar as sementes e depois já pode fazer a semeadura direta no substrato ou no solo de sua preferência, acondicionado em recipiente, seja ele saquinho plástico ou tubete.
Transplante: A troca de terra da Acerola deve ser feita uma vez por ano, ou a cada dois anos, normalmente no princípio da primavera, depois da floração. A terra não pode ter muita matéria orgânica, pois ela acumula muita água. A Acerola gosta de terra calcária.
Firme bem a muda com a ajuda de um pau de vassoura até que esta se enraíze no solo. O transplante da muda deverá ser feito na época de chuvas, a mais adequada, ou então, você deverá regar, abundantemente todos os dias em que não chover.
A acerola exige alguns tipos de podas. Elas devem ser feitas na planta desde o momento em que ela começa a soltar os ramos. "A poda de formação tem o objetivo de promover a formação da copa com três a quatro galhos mestres, distribuídos simetricamente, os quais formarão a estrutura básica da copa", afirma Dr.
A vida útil de um pomar de acerola é 12 anos, contudo na região Nordeste do Brasil a substituição das plantas tem ocorrido entre 8 e 10 anos (Figura 4). A aceroleira cresce e produz de forma satisfatoria em climas tropical e subtropical.
Os agricultores que cultivam acerola, em São Paulo, enfrentam um verme nematoide tão pequeno que é difícil vê-lo a olho nu. ... A nematoide provoca frutos menores, diminui a coloração e na planta, além de deixar as folhas amareladas, também provoca o secamento dos galhos. “Já produzi 23, 24 mil quilos no auge da produção.
Algumas variedades, como Arbequina e Koroneiki, podem começar a frutificar em cerca de 3 anos). Outras cultivares não dão frutos antes dos cinco a doze anos de idade.
Mamão. Carica papaya L. O mamoeiro, da família Caricaceae, pode alcançar 3 a 8m de altura e produzir durante dois anos, após doze meses de plantio. Em vista de sua origem tropical, requer bastante umidade e calor; não tolera solos encharcados e é extremamente sensível a geadas.
Depende de diversos fatores, mas nunca antes de 3 anos. A maioria somente após 5 anos.