Resposta: Um aquífero é uma formação ou grupo de formações geológicas que pode armazenar água subterrânea. São rochas porosas e permeáveis, capazes de reter água e de cedê-la. Esses reservatórios móveis aos poucos abastecem rios e poços artesianos.
Aquifugo - Formação geológica impermeável que não transmite nem amazena água. Aquitardo - Formação geológica que pode armazenar água mas que transmite lentamente, não sendo rentável o seu aproveitamento a partir de poços.
A Hidrogeologia é um ramo das Geociências que estuda a água subterrânea e sua relação com o ambiente geológico. Esta área foca na investigação da movimentação das águas subterrâneas, seu volume, distribuição e qualidade.
Água subterrânea é toda a água que ocorre abaixo da superfície da Terra, preenchendo os poros ou vazios intergranulares das rochas sedimentares, ou as fraturas, falhas e fissuras das rochas compactas, e que sendo submetida a duas forças (de adesão e de gravidade) desempenha um papel essencial na manutenção da umidade ...
Estas águas podem ser classificadas em aquíferos e lençóis freáticos. Os aquíferos, são formados pelos conjuntos de água que foram acumulados na formação geológica do planeta, enquanto os lençóis freáticos são alcunhados de "água do solo", por estarem presentes subterraneamente.
Aquífero
Além dessa classificação, existem dois tipos de águas subterrâneas, o freático e o artesiano. O primeiro está situado na zona não-saturada, fica nas proximidades da superfície, diante disso as águas ficam propícias à contaminação.
A divisão de água doce e salgada
Até agora, o maior do planeta era o Guarani, que se espalha pelo Brasil, Paraguai, Argentina e Uruguai. Mas, um grupo de pesquisadores acaba de revelar que o aquífero Alter do Chão, que se estende pelo Amazonas, Pará e Amapá, é quase duas vezes maior.
Hidrografia é o ramo da geografia física que estuda as águas do planeta, abrangendo, rios, mares, oceanos, lagos, geleiras, água do subsolo e da atmosfera. ... A forma de distribuição da água no planeta Terra é a seguinte: - 97% da água disponível no mundo estão nos oceanos, ou seja, é água salgada.
A hidrosfera corresponde a toda composição de água da Terra, envolvendo lagos, rios, mares, oceanos, águas subterrâneas, umidade de ar e outros elementos.
Existem diferentes tipos de água, mas alguns merecem destaque, como a água salgada, salobra, doce, potável e destilada.
Toda parte líquida do planeta Terra é denominada de hidrosfera, tendo como maior representante os oceanos. A hidrosfera corresponde a toda parte líquida contida no planeta. Os oceanos são responsáveis por 97,2% de toda a água, isso significa que cerca de 2/3 da superfície do planeta são cobertos por oceanos.
A hidrosfera que é a parte liquida do planeta, é dividida em: *águas oceânicas: que formam os oceanos e mares; *águas continentais: incluem o lençol subterrâneo, geleiras, rios e lagos.
A hidrosfera é a camada de água da superfície terrestre que inclui desde rios, lagos e oceanos até lençóis de água subterrânea, geleiras e o vapor de água da atmosfera. É uma camada descontínua que engloba a água em todos os seus estados físicos (líquido, sólido e vapor).
Hidrosfera ou esfera da água, é o conjunto de partes líquidas do planeta Terra. Sendo parte dessa; rios, lagos, oceanos, geleiras e águas no subsolo. É um elemento essencial para a vida em nosso planeta, visto que nenhum ser vivo sobrevive sem a água.
Hidrosfera é a esfera de todas as águas do planeta, os quais formam uma camada descontínua sobre a superfície da Terra. ... A hidrosfera é uma das divisões da biosfera. Incluem-se na hidrosfera todos os organismos vivos que habitam na água ou dependem dela e também todos os habitats aquáticos.
É vital para a vida na terra a importância da hidrosfera, visto que a hidrosfera trata-se do conjunto das camadas líquidas que cobrem grande parte da superfície da terra e que abrangem as formas de água.
Importância da hidrosfera Os quatro elementos que integram a Terra se complementam igualmente. Sem a hidrosfera (a água), não seria possível existir a biosfera (a parte biótica do planeta) e a manutenção do complexo ciclo que está diretamente ligado à atmosfera e à litosfera.
Entre 60% e 70% do corpo humano é composto por água. Ela ajuda a hidratar, a levar os nutrientes, como oxigênio e sais minerais até as células, além de expulsar as substâncias tóxicas do corpo por meio do suor e da urina. A água está relacionada com praticamente todas as funções em meio aquoso realizada pelo corpo.
Resposta. Através do consumo de água, processos industriais e de agricultura, fornecimento de energia elétrica na matriz energética brasileira, navegação e transporte pluvial e fluvial, entre outros usos.
Saneamento básico precário, contaminação de lençol freático causada pela presença de lixo, atividades industrias, pecuária, atividades agrícolas com uso de agrotóxicos, desmatamento e mineração estão entre as práticas humanas que geram impactos significativos na hidrosfera.
Os estados físicos da água dizem respeito a esta substância extremamente importante para a existência dos seres vivos. Se não fosse ela, não existiria vida na Terra. Isso só é possível graças às suas propriedades físicas e químicas. Ela pode ser encontrada na natureza em três estados físicos: sólido, líquido e gasoso.
Biosfera significa “esfera da vida”, ou seja, onde existe vida. ... A “esfera da vida” ou biosfera é constituída por três elementos naturais de extrema importância para a vida na Terra, nesse caso estão a hidrosfera, atmosfera e litosfera.