Na teologia, diz-se que Deus é transcendente (em grego, hyperbekós) da Criação na medida em que Ele está acima dela e não é limitado por ela, não sendo limitado pelo espaço e pelo tempo como é o mundo natural e possuindo tal característica em relação ao seu atributo de infinitude. ...
Transcendente é um adjetivo que demonstra algo que não é comum, que está além dos limites convencionais ou que é considerado superior. ... É muito comum que se use o termo transcendente para fazer referência à crenças ou o que é considerado divino ou ligado a Deus. Nesse caso transcendente está fora do mundo material.
A ortodoxia (com o minúsculo) significa conformidade com os princípios de qualquer doutrina geralmente aceita, em contraste com as doutrinas divergentes, que são consideradas falsas e rejeitadas como heterodoxia.
Corrente teológica protestante que no século XX defendeu o retorno aos temas centrais e às fontes ortodoxas do luteranismo e do calvinismo.
A Igreja Católica Romana acredita na primazia papal. Já os ortodoxos, apesar de reconhecerem o papa como o Bispo de Roma e o primeiro da cristandade, rejeitam sua supremacia no governo da igreja e sua infalibilidade em assuntos de moral e fé. ... Ambas são consideradas a mesma igreja, mas possuem líderes diferentes.
A Igreja Católica tem sua sede no Vaticano e a Igreja Ortodoxa divide-se em Igreja Ortodoxa Russa e Igreja Ortodoxa Grega. A linguagem das missas das duas igrejas antigamente era diferente.
Igreja Ortodoxa
Dimítrios Archontónis
O Cisma do Oriente levou o mundo cristão a se dividir, em 1054, entre os ortodoxos e os católicos. O Cisma do Oriente é o nome dado à divisão da Igreja Católica, ocorrida em 1054, entre a Igreja chefiada pelo papa, em Roma, e a igreja chefiada pelo patriarca, em Constantinopla (antiga Bizâncio e atual Istambul).
O Grande Cisma foi o evento que causou a ruptura da Igreja Cristã, separando-a em duas: Igreja Católica Apostólica Romana e Igreja Católica Apostólica Ortodoxa, a partir do ano 1054, quando os líderes da Igreja de Constantinopla e da Igreja de Roma se excomungaram mutuamente.
Resposta: A Igreja Ortodoxa surgiu por volta de 1054, após o Cisma do Oriente, evento que marcou a divisão entre as igrejas Católica Romana e a Católica Ortodoxa. O motim para o surgimento foi a disputa de interesses político e religioso na região do Mediterrâneo, que levou a Constantinopla a romper com a Roma.
Constantinopla
Trata-se de igrejas independentes do ponto de vista administrativo, mas unidas na doutrina, na comunhão eclesiástica e no ritual, e diferente da Igreja Católica, onde existe um único centro cultural e administrativo (o Vaticano), predomina na Ortodoxia Grega a pluralidade de centros eclesiásticos e culturais.
O Cisma do Oriente foi um período em que houve a divisão da Igreja Católica. O episódio que aconteceu em 1054 d.C marcou a separação entre a Igreja chefiada pelo papa, em Roma, e a igreja dirigida pelo patriarca, em Constantinopla (atualmente no território de Istambul).
Em 2016, a Igreja Católica contava aproximadamente com 1,329 bilhão de fiéis no mundo (ou seja, 19% da população mundial e mais de metade de todos os cristãos), distribuídos principalmente na Europa e na América, mas também em outras regiões do mundo.
O censo demográfico realizado em 2010, pelo IBGE, apontou a seguinte composição religiosa no Brasil: 64,6% dos brasileiros (cerca de 123 milhões) declaram-se católicos; 22,2% (cerca de 42,3 milhões) declaram-se protestantes (evangélicos tradicionais, pentecostais e neopentecostais); 8,0% (cerca de 15,3 milhões) ...
De acordo com The World Factbook, elaborado pela CIA com dados de 2012, os sistemas religiosos e espirituais com maior número de adeptos em relação a população mundial são: cristianismo (28%); islamismo (22%); hinduísmo (15%); budismo (8,5%); pessoas sem religião (12%) e outros (14,5%).
UNIVERSAL A IGREJA EVANGELICA MAIS RICA DO MUNDO.
Igreja e Convento de São Francisco
Esta é uma Lista dos pastores evangélicos mais ricos do Brasil segundo a revista norte-americana Forbes. Na primeira posição, está o bispo Edir Macedo, que tem uma fortuna estimada em dois bilhões de reais, segundo a revista....Lista dos pastores evangélicos mais ricos do Brasil (Forbes)
Igreja e Convento de São Francisco (Salvador)