A escola surgiu da vontade que muitos tinham de permanecer na própria comunidade, sem ter que sair para concluir os estudos ou conseguir um emprego.
Esse modelo diferenciado de educação escolar se centraliza na realidade das comunidades quilombolas, valoriza a territorialidade como espaço educativo, estabelece contatos respeitosos com valores ancestrais cultuados pela comunidade: a oralidade; a religião de matriz africana e demais ques- tões vinculadas à população ...
A Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Escolar Quilombola na Educação Básica defini que a Educação Escolar Quilombola, requer pedagogia própria, respeito à especificidade étnico- racial e cultural de cada comunidade, formação específica de seu quadro docente, materiais didáticos e paradidáticos específicos ...
A comunidade Quilombola da Fazenda Itaipava, no município mineiro de Açucena, no Vale do Aço, foi reconhecida oficialmente pela Fundação Cultural Palmares, o que garante a esse povoado acesso às políticas públicas do Programa Brasil Quilombola (PBQ), do governo federal.
Os Povos Indígenas têm direito a uma educação escolar específica, diferenciada, intercultural, bilíngue/multilíngue e comunitária, conforme define a legislação nacional que fundamenta a Educação Escolar Indígena.
A educação escolar indígena é assegurada por lei no Brasil há mais de 10 anos. ... Dentre os seus objetivos, estão a recuperação das memórias históricas, a reafirmação das identidades étnicas indígenas, a valorização dos conhecimentos desses povos, dentre outros.
O objetivo principal é garantir educação escolar de qualidade e ampliar a oferta das quatro séries finais do ensino fundamental, além de implantar o ensino médio em terras indígenas. 3. Produção de material didático específico em línguas indígenas, bilíngues ou em português.
O papel da educação indígena é reafirmar as identidades étnicas, valorizando suas línguas e ciências e garantindo aos índios e as suas comunidades, o acesso às informações, conhecimentos técnicos e científicos da sociedade nacional e das demais sociedades seja elas indígenas ou não.
A Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB), de 1996, no Artigo 78, estabelece “…o desenvolvimento de programas integrados de ensino e pesquisa, para oferta de educação escolar bilíngüe e intercultural aos povos indígenas, com os objetivos de: proporcionar aos índios, suas comunidade e povos, a recuperação de suas ...
A atual LDB substitui a Lei nº 4.
A educação escolar indígena no Brasil foi imposta aos povos originários desde os primórdios da colonização, com o intuito de catequizá-los e civilizá-los. ... Apesar dos prejuízos infligidos historicamente pela escola nas sociedades indígenas, estas aprenderam a com ela conviver e, em muitos casos, a demandam e a recriam.
No Período Colonial, houve muita discussão sobre a origem dos índios: uns acreditavam que eram descendentes das tribos perdidas de Israel, outros duvidavam até de que fossem humanos. Em 1537, o papa Paulo III proclamou a humanidade dos índios na Bula Veritas Ipsa.
“Plantavam feijão, milho, abóbora e principalmente mandioca, cuja farinha se tornou também um alimento básico da Colônia. ... Com a chegada dos portugueses seus costumes e hábitos se modificaram e novas formas de educação foram instituídas como poderemos ver em “Os Jesuítas e a Educação no Brasil Colonial”.
Escolas indígenas no Censo Escolar Desde a Constituição de 1988, os povos indígenas têm direito a uma educação escolar intercultural, bilíngue/multilíngue e comunitária. ... A transmissão de conhecimentos tradicionais dentro da escola; A participação da comunidade nas decisões dos objetivos da escola.
Quanto às escolas indígenas, podemos afirmar que: Quanto às escolas indígenas, podemos afirmar que: ... As escolas indígenas devem oportunizar espaços de ressignificação de seus contextos identitários, fortalecendo o que o grupo étnico em questão considerar fundamental nos processos de ensino-aprendizagem.
Sensíveis às enfermidades trazidas por não-índígenas e, muitas vezes, habitando regiões remotas e de difícil acesso, as populações indígenas são vítimas de doenças como malária, tuberculose, infecções respiratórias, hepatite, doenças sexualmente transmissíveis, entre outras.
As comunidades indígenas são assim convocadas por conta de suas reivindicações para a reinvenção de uma escola, de um currículo que possa articular o reconhecimento do direito de busca da igualdade na construção da qualidade e da garantia da pluralidade, da negociação de conceitos, da presença do outro, ou de outros na ...
A educação indígena trata-se então, do processo na qual se internaliza no indivíduo diversos valores coerentes com a sociedade em questão, além de um modo de ser, o que mantém a reprodução e a sobrevivência da cultura, transmitindo atitudes, crenças e hábitos considerados necessários.
A escola indígena além de abordar muitos conteúdos que os não índios aprendem, ensinar a fazer conta, a ler e a escrever na língua indígena, também passou a incluir os conhecimentos locais na sala de aula.
Há, assim, a educação indígena que se refere aos processos de "transmissão e produção dos conhecimentos próprios dos povos indígenas, enquanto a educação escolar indígena diz respeito aos processos de transmissão e produção dos conhecimentos não indígenas e indígenas por meio da escola, que é uma instituição própria ...
A educação quilombola visa promover formação educacional para estudantes moradores de comunidades quilombolas. Ela deve levar em consideração as vivências, aspectos históricos e étnicos-raciais dessas localidades.
No caso específico da educação formal exercida na escola, pode ser definida como Educação Escolar. não-formal todo processo de ensino e aprendizagem ocorrido a partir de uma intencionalidade educativa mas sem a obtenção de graus ou títulos, sendo comum em organizações sociais com vistas a participação democrática.
Comentário: Segundo o que estabelece o Decreto Federal nº 26/91, em seu art. 2º, as ações as ações referentes à Educação Indígena serão desenvolvidas pelas Secretarias de Educação dos Estados e Municípios em consonância com as Secretarias Nacionais de Educação do Ministério da Educação.
No procedimento administrativo de demarcação de terras indígenas. É correto afirmar que as terras indígenas serão homologadas mediante ao decreto do Presidente da República.
6 Desenvolvendo competências Qual a principal diferença que você pode observar entre a sociedade capitalista e os povos indígenas, no que diz respeito ao conceito de território? ... d) Para a sociedade capitalista, o território tem mais valor cultural que econômico.