O sopro sistólico é um tipo de sopro cardíaco que ocorre durante a sístole do coração. Pode ser ouvido entre o primeiro ruído (R1) e o segundo ruído (R2) durante uma auscultação cardíaca.
Quanto à posição durante o ciclo cardíaco, o sopro pode ser classificado em: Sistólico: ocorre entre a primeira e a segunda bulhas; Diastólico: ocorre entre a segunda e a primeira bulhas; Contínuo: ocorre entre as bulhas, sem interrupção5.
Outros sintomas que o sopro cardíaco anormal (patológico) pode causar, são:
Na presença de um sopro, está indicada a avaliação com um cardiologista infantil, que irá checar a necessidade de um ecocardiograma para excluir a existência de uma cardiopatia congênita – defeito presente desde o desenvolvimento do coração do bebê dentro da barriga da mãe até a oitava semana de gestação.
Oferecer 300 mg de aspirina Oferecer 300 mg de aspirina ajuda a tornar o sangue mais fino e pode ajudar a reduzir os sintomas até à chegada da ajuda médica. A aspirina está recomendada nos casos em que a pessoa nunca teve um infarto anteriormente e não possui alergia.