A menstruação é a perda de sangue pela vagina em um período que dura entre 3 a 8 dias. O sangramento da menstruação é normal e faz parte do ciclo menstrual da mulher, acontecendo devido à descamação das paredes do útero, que descamam quando não ocorreu uma gravidez.
Apesar de difícil, é possível engravidar ao ter contato íntimo enquanto se está menstruada. Isso acontece porque a produção hormonal pode variar em cada mulher, podendo ocorrer ovulação mesmo durante o período menstrual.
As alterações na data de surgimento da menstruação geralmente são causadas por alterações nos níveis hormonais da mulher. Por isso, o atraso da menstruação nem sempre é sinal de gravidez, podendo indicar outras situações como excesso de estresse, consumo excessivo de café ou alterações em órgãos produtores de hormônios, como a hipófise, hipotálamo ou ovários. Em caso de atraso menstrual superior a 10 dias, deve-se fazer o teste de gravidez ou ir ao ginecologista.
O que fazer: Nesses casos é importante investir em atividades que ajudem a promover a sensação de bem estar, como praticar atividade física ou outras atividades que ajudem a relaxar.
O Tua Saúde, marca do Grupo Rede D'Or, é um espaço informativo, de divulgação e educação sobre temas relacionados com saúde, nutrição e bem-estar. Também facilitamos o acesso ao atendimento médico personalizado. As informações publicadas não devem ser utilizadas como substituto ao diagnóstico ou tratamento especializado, e não dispensam a consulta com um médico.
A primeira menstruação, também conhecida como menarca, varia de menina para menina devido as alterações hormonais de cada corpo, no entanto, é mais comum que aconteça por volta dos 12 anos de idade. No entanto, algumas meninas podem ter a primeira menstruação entre os 13 e 15 anos ou mais cedo, entre os 9 e 10 anos. Saiba mais sobre a primeira menstruação.
Na presença de alterações na menstruação, é importante que o ginecologista seja consultado para que sejam realizados exames que permitam identificar a causa da alteração, iniciando, em seguida, o tratamento mais adequado. Conheça outras alterações da menstruação.
Além disso, quando a mulher começa a tomar a pílula anticoncepcional pela primeira vez, troca de pílula ou utiliza a pílula do dia seguinte, a menstruação também pode ficar mais escura ou tipo borra de café, voltando ao normal no próximo ciclo.
A primeira menstruação ocorre na puberdade, por volta dos 12 anos de idade, embora possa variar de menina para menina. Depois disso, deve surgir todos os meses até à menopausa, que ocorre por volta dos 50 anos de idade.
A menstruação escura e em pouca quantidade normalmente é normal e não indica qualquer tipo de problema de saúde, especialmente se surgir no início ou no final da menstruação. No entanto, quando este tipo de menstruação é recorrente, pode também ser sinal de alterações hormonais, problemas no útero, estresse ou doenças sexualmente transmissíveis, por exemplo.
A cor da menstruação vai alterando ao longo dos dias da menstruação, podendo variar entre vermelho vivo e marrom claro. No entanto, também existem momentos em que a mulher apresenta menstruação mais escura, como borra de café, ou mais clara, sem que isso signifique algum problema de saúde.
Como a produção hormonal depende de fatores da rotina como alimentação e estresse, mulheres que passam muito tempo juntas tendem a passar pelos mesmos fatores externos que influenciam o ciclo menstrual, o que acaba fazendo com que a produção hormonal e a época da menstruação sejam semelhantes entre elas.
A presença de um pequeno sangramento rosa, marrom ou vermelho escuro é considerado normal nas primeiras semanas de gravidez, sendo normalmente indicativo de que o embrião foi implantado na parede do útero.
O que fazer: Caso o sangramento seja persistente e seja verificado o aparecimento de outros sintomas, é importante consultar o ginecologista para que seja feita uma avaliação e, assim, ser possível saber se é normal ou se é necessário realizar tratamento.
Na maioria dos casos, as alterações na coloração da menstruação estão relacionadas com o tempo que o sangue está em contato com o ar. Assim, uma menstruação que está há mais tempo no absorvente, geralmente é mais escura.
Normalmente alterações no sangramento menstrual são normais e não indicam problemas, mas o ginecologista deve ser consultado se também surgirem outros sintomas ou sinais como:
A menstruação pode ter algumas alterações devido aos níveis hormonais femininos circulantes no organismo, aumento da quantidade de testosterona circulante, alterações na tireoide, estresse, gravidez ou alterações no ovário ou útero, por exemplo. Algumas das principais alterações relacionadas com a menstruação são:
No entanto, quando a "menstruação" escura acontece nas fases finais da gravidez ou é acompanhada por outros sintomas como dor abdominal, do no ombro, tontura ou cansaço excessivo, pode ser indicativo de gravidez ectópica ou aborto.
O que fazer: Na presença de sinais e sintomas indicativos de IST, é importante que o médico seja consultado para que possa ser iniciado o tratamento com o antibiótico mais adequado. Além disso, é recomendado que o casal realize o tratamento, mesmo que não existam sintomas, pois dessa forma é possível prevenir reinfecção.
Algumas infecções sexualmente transmissíveis causadas por bactérias, como clamídia e gonorreia, podem provocar uma degradação mais rápida do sangue da menstruação, tornando o sangue menstrual mais escuro. Além disso, este tipo de menstruação geralmente é acompanhada de cheiro fétido, corrimento marrom antes ou depois da menstruação, dor pélvica e febre acima de 38º C. Confira outros sinais e sintomas que podem indicar alguma IST.
participe do pantys clube e ganhe uma graninha extra com a pantys! crie a sua lojinha virtual gratuíta, divulgue pra sua comunidade e ganhe comissão em dinheiro em tudo que comprarem!
Em geral, o fluxo forte não é motivo para sofrer de uma anemia, pois normalmente só surge quando as perdas menstruais são realmente muito elevadas, o que acontece apenas quando existem doenças causando o problema, como miomas uterinos e gravidez ectópica. Assim, a mulher só se deve preocupar quando a menstruação durar mais de 7 dias, se o ciclo menstrual for menor do que 21 dias, ou se ela gastar mais de 15 absorventes em cada período menstrual. Veja as causas e tratamento para menstruação prolongada.
Uma outra situação em que a menstruação escura é normal, é no período pós-parto em que o útero demora cerca de 45 dias, para voltar ao tamanho normal, havendo sangramento durante todo esse período. Nessa fase esse sangramento, não é exatamente a menstruação, mas a coloração é escura e pode confundir muitas mulheres, mas esta é uma situação normal e esperada.
A TPM, ou Tensão Pré-Menstrual é um conjunto de sintomas que surge na mulher cerca de 1 a 2 semanas antes da menstruação. Embora seja muito comum, a TPM só acontece em cerca de 80% das mulheres e, por isso, não afeta todas as mulheres que menstruam.