CID 10: G409 CID A categoria G409 refere-se a epilepsia, não especificada e faz parte do grupo entre G40 e G47 e do Capítulo VI do livro CID 10.
Juridicamente, não existe uma "aposentadoria" aos portadores de epilepsia; aliás, o que determina a aposentadoria por invalidez não é propriamente a doença em si, mas a incapacidade total e permanente para o exercício do trabalho.
Após a convulsão, as pessoas costumam se sentir sonolentas ou confusas, e podem adormecer. Se houver uma causa subjacente para a convulsão, pode haver sintomas desta condição antes de ocorrer a convulsão, como febre ou confusão mental.
Que fazer perante uma crise epiléptica?
Crises atônicas: Esse tipo de crise provoca a perda de controle muscular, podendo levar à quedas repentinas; Crises tônicas: Causa rigidez muscular e geralmente afetam os músculos dos braços, pernas e costas. Também podem ocasionar quedas; Crises clônicas: São responsáveis por causar movimentos rítmicos ou repetitivos.
O que é uma crise convulsiva focal São crises que afetam apenas uma parte do cérebro, com manifestação clínica variável de acordo com a região que foi acometida. Nas crises epilépticas focais sem alteração do nível de consciência, o paciente pode sentir um “aviso”, que pode ser diferente em cada pessoa.