Em escolas do mundo inteiro, ganha força um movimento que valoriza a prática e a experimentação. Para investigar a fundo o que é e como acontece a educação mão na massa, também chamada de educação maker, ou hands-on, o Porvir também decidiu testar um novo processo de produzir conteúdo.
A aprendizagem mão na massa é simples, mas demanda empenho e esforço para mudança de concepção. Os estudantes precisam estar envolvidos no processo e nas etapas de aprendizagem, tornando-se protagonistas de seu aprendizado. Eles precisam de espaço para tentar, errar, tentar de novo até acertar.
Expressão popular que significa "iniciar uma atividade", "colocar algo em prática".
As crianças que desenvolveram uma mentalidade de crescimento tendem a ser mais resistentes, enfrentando melhor os desafios surgidos durante as aulas. “ A educação mão na massa promove essa mente de crescimento por não colocar a ênfase na solução do e e sim no processo de aprendizagem.
Um dos principais benefícios da cultura maker é a democratização do conhecimento a respeito do fazer. Não é mais necessário que as informações da criação de determinados itens fiquem restritas a determinadas empresas, já que as pessoas são plenamente qualificadas para “fazer elas mesmas”.
A cultura maker deve ser incentivada desde Educação Infantil, continuar sendo estimulada no Ensino Fundamental e avançar no Ensino Médio. O maker ajuda o aluno a resolver conflitos, a saber delegar, trabalhar em equipe, ter empatia e desenvolver a competência da liderança.
O incentivo a colocar as mãos na massa desenvolve habilidades como a resolução de problemas, imaginação, criatividade, empreendedorismo, capacidade de sistematizar e comunicar seu pensamento através das diversas fórmulas artísticas.
Resposta. Resposta: O texto fala sobre as mudanças causadas no mundo pela pandemia do coronavírus.
É importante o educador motivar os seus alunos sobre a importância de ser uma pessoa criativa e competente. A Aprendizagem criativa relata que os alunos realizem suas inovações a partir de experiências práticas e concretas.
Aprendizagem baseada em projetos é uma metodologia em que os alunos se envolvem com tarefas e desafios para desenvolver um projeto ou um produto. A aprendizagem baseada em projetos integra diferentes conhecimentos e estimula o desenvolvimento de competências, como trabalho em equipe, protagonismo e pensamento crítico.
O project based learning, ou aprendizagem baseada em projetos, relaciona a construção do conhecimento à investigação e proposta de soluções para situações reais. ... Para a última etapa da Educação Básica, a aprendizagem baseada em projetos auxilia na estruturação dos itinerários formativos em suas disciplinas eletivas.