O coeficiente, número ou módulo de Reynolds (abreviado como Re) é um número adimensional usado em mecânica dos fluidos para o cálculo do regime de escoamento de um determinado fluido sobre uma superfície. É utilizado, por exemplo, em projetos de tubulações industriais e asas de aviões.
Escoamento laminar (regime laminar, também chamado de lamelar ou tranquilo) - no qual as partículas do fluido tendem a percorrer trajetórias paralelas. Escoamento turbulento (regime turbulento, no qual as trajetórias das partículas são curvilíneas, não paralelas, alteram-se em sentido, sendo irregulares.
No estudo do escoamento dos fluidos dois regimes principais são observados: o LAMELAR, também chamado de LAMINAR, e o TURBULENTO. No REGIME LAMINAR as partículas do fluido escoam em camadas sobrepostas, não sendo observados cruzamentos de suas trajetórias.
Se as propriedades do fluido em um ponto do campo não mudam com o tempo o escoamento é denominado escoamento em regime permanente. Neste tipo de escoamento, as propriedades podem variar de ponto para ponto no campo, mas devem permanecer constante em relação ao tempo para um dado ponto qualquer.
Um dos objetivos de um sistema de controle é que a resposta na saıda siga um deter- minado sinal de referência, em regime permanente. A diferença entre o sinal de saıda e o sinal de referência, em regime permanente, é definido como erro em regime permanente (estacionário).
O poise é frequentemente utilizado com o prefixo centi; um centipoise (cP) é um milipascal segundo (mPa·s) em unidades SI. A água tem uma viscosidade de 0,891 centipoise a 25 °C. Muitas substâncias químicas têm sua viscosidade medida em poises ou centipoises.
De maneira resumida, o equipamento pode ser utilizado de duas formas: colocando o líquido no maquinário ou ao contrário. Em ambos os casos, a medição é realizada por meio de movimentos relativos entre o aparelho e o líquido examinados.
É indicado pelo número que vai depois da palavra SAE. Quanto maior esse valor, mais viscoso (espesso) é o lubrificante. Quando há dois números, o que vai antes da letra W revela a viscosidade em baixas temperaturas e o que vai depois, em temperatura de serviço.
A grande maioria dos óleos produzidos atualmente são multiviscosos: isso quer dizer que eles são capazes de apresentar fluidez diferentes de acordo com a temperatura do motor. ... Esse mesmo óleo funciona como uma viscosidade de 30 – mais viscoso – no momento em que o motor está quente.