O exame coproparasitológico, também conhecido como parasitológico de fezes ou exame de fezes é realizado comumente na veterinária. São utilizadas duas ou mais técnicas que permitem detectar a presença de vermes e protozoários, determinando o tipo de cada um.
O exame de coprocultura é solicitado para identificar as bactérias presentes nas fezes, sendo possível verificar a saúde do intestino a partir do momento em que é identificada a presença de bactérias que não fazem parte da microbiota normal.
O que é Parasitológico de Fezes – Três Amostras? O exame parasitológico de fezes serve para identificar parasitos nas fezes. Ele consiste em vários métodos de análise das fezes, que permitem isolar ovos, larvas e cistos de diversos parasitas.
MIF é a abreviação de mercúrio, iodo e formol, que são conservantes, no entanto atualmente só é utilizado o formol mas a sigla continuou a ser utilizada pelos médicos e laboratórios.
O exame parasitológico (EPF) é um tipo de análise laboratorial usada para investigar se há parasitas no intestino do paciente.
O exame parasitológico de fezes (EPF) é a análise laboratorial feita a partir de uma amostra das fezes, buscando detectar a presença de elementos indicativos da existência de vermes no intestino, bem como determinar o seu tipo.
É NECESSARIO BUSCAR NO LABORATÓRIO O FRASCO CONTENDO O LÍQUIDO CONSERVANTE MIF. ANTES DE COLETAR AS FEZES, SE NECESSÁRIO, URINAR NO VASO SANITÁRIO, PARA EVITAR A CONTAMINAÇÃO DO MATERIAL.
Parasitológico de Fezes (EPF): Coletar as fezes em um recipiente com boca larga (limpo e seco) ou papel, tomar cuidado para não contaminá-las com urina.