COMPOSIÇÃO QUÍMICA DO MÚSCULO ESQUELÉTICO Assim como o organismo animal, o músculo contém água, proteínas, gordura, carboidratos e constituintes inorgânicos (Tabela 3). O músculo contém aproximadamente 75% de seu peso em água.
Sua irrigação sanguínea é feita através dos canais de Volkman (vasos sanguíneos maiores) e os canais de Havers (vasos sanguíneos menores), sem apresentar vasos linfáticos. Fêmur - maior osso do corpo humano. Em seu interior, na matriz óssea, existem várias lacunas que contêm células ósseas chamadas osteófitos.
As articulações podem ser definidas como o local de união entre dois ou mais ossos e podem ser classificadas em fibrosas, cartilaginosas e sinoviais.
Segundo Tirapelli, as articulações sinoviais são as mais comuns no corpo humano e estão localizadas principalmente nos membros superiores, como, por exemplo, as articulações dos ombros e dos cotovelos, e nos inferiores, como as articulações dos quadris e dos joelhos.
Dos elementos que fazem parte das articulações temos: membrana sinovial, cápsula articular, ligamentos, cartilagem articular e os meniscos. São três tipos de articulações: sinartrose, anfiartrose e diartrose. O corpo humano possui mais de 200 articulações!