adjetivo Que causa prazer sexual; diz-se da região ou da parte do corpo em que o contado ocasiona sensações ou estímulos sexuais: zona erógena. Etimologia (origem da palavra erógena). Feminino de erógeno.
Na teoria psicanalítica, o sintoma é uma formação do inconsciente, que deve ser valorizada justamente por ser uma das principais vias de acesso àquilo que o paciente guarda de mais íntimo e precioso: sua subjetividade – na contramão do que é apreciado pela Medicina, que o considera como carência ou distúrbio.
Formação de compromisso é um termo usado na psicanálise para explicar a simbologia dos sonhos. ... Isso também explica a simbologia do sintoma neurótico. Compreende-se que o ego forma um compromisso com o id, permitindo que o sintoma se manifeste, mas sem que o indivíduo o reconheça.
O sintoma surge como uma solução que visa re-estabelecer uma suposta homeostase que teria sido quebrada pelo conflito psíquico, e chega a cumprir sua função, no sentido de resolver o conflito, ao mesmo tempo que tem como produto uma satisfação que perturba.
Os sinais são as manifestações percebidas por outra pessoa, e os sintomas são as queixas apresentadas pelo paciente em relação ao que está sentindo.
Sintoma - qualquer manifestação das reações da planta a um agente nocivo. Sinais - estruturas do patógeno quando exteriorizadas no tecido doente.