Significado de defenestrar Lançar, violentamente, (algo ou alguém) pela janela. [Figurado] Colocar fim em alguém; demitir sem contestação; marginalizar: defenestrar os inimigos. Etimologia (origem da palavra defenestrar). Do francês défenestrer.
Produto resultante de uma caçada ou de uma pescaria.
Quieto, tranquilo. Pacífico. Remansoso. Etimologia (origem da palavra remansado).
substantivo masculino Murro, tapa, bofetão, bolacha. [Brasil] A sopapo ou de sopapo, diz-se das casas rebocadas com barro que é atirado com a mão.
A palavra girafa provém da antiga palavra arábica ZIRAFAH, a qual significa "o mais alto de todos".
7 sinônimos de tombo para 3 sentidos da palavra tombo: 1 queda, baque, tombamento.
Significado de Vaga-lume substantivo masculino Nome comum dado aos insetos, pertencentes à família dos lampirídeos e dos fengodídeos, caracterizados por possuírem órgãos que emitem raios luminosos e que se localizam na parte mais alta de seus abdomes; pirilampo. ... Forma Alt. de caga-lume.
Do português caga-lume ou caga-fogo, era o nome atribuído ao inseto que possui glândulas luminescentes na parte traseira do corpo. ... Em Portugal, os vaga-lumes (também grafados sob a versão “vagalumes”) são chamados de pirilampos, um sinônimo para o nome deste animal.
"Vaga-lume" viria de "vaga-lume" e este, segundo o Dicionário da Língua Portuguesa Contemporânea, é eufemização de "caga-lume", sinónimo de formação popular. São também conhecidos os nomes "lampíride", "lampírio", "lampiro', "lumeeira", "lumeeiro", "mosca-de-fogo", "pirífora", "salta-martim".
ListaEditar
Os vagalumes ou pirilampos são pequenos besouros pertencentes a Ordem Coleoptera, Família Lampyridae e Elateridae, também nos gêneros Lampyria, Luciola, Phrixothix (PIBID BIOLOGIA UEPG, 2012) e uma terceira família menor e menos conhecida chamada Phengodidae (VIVIANI, 2007).
A rigor, pirilampo não é sinônimo de vaga-lume. São duas espécies de famílias diferentes. ... Vagalume – Recebem este nome as várias espécies de coleópteros da família dos lampiridídeos (Lampyrididade) muito conhecidos pela luminescência branca esverdeada de que são dotados.
insetos
Os vaga-lumes são insetos noturnos que vivem ao redor de todo o planeta, exceto nas zonas mais frias como os polos e os países perto do círculo polar ártico. Na verdade, eles preferem climas temperados e ambientes úmidos.
“A maioria das espécies de vaga-lumes cresce como larvas em madeiras e detritos às margens de lagos e riachos. Normalmente eles permanecem próximos à área onde nasceram, como pântanos, florestas e campos”, explica um artigo publicado em um site dedicado a esses animais brilhantes.
Para que ela ocorre ela precisa de oxigênio (fonte de energia presente nos vegetais que os vaga-lumes ingerem para produzir a sua luz), luciferina, que é o substrato que contem energia de fato, a luciferase, que é uma enzima que catalisa a reação e o ativador de ATP.
Os vaga-lumes estão ameaçados de extinção em todo o mundo por causa da perda de habitats naturais, uso de lua artificial e pesticidas. É o caso de um vaga-lume da Malásia que se reproduz nos mangues do país, que foram convertidos em fazendas de aquicultura. ...
No Brasil, um dos melhores destinos para encontrá-los é na Vila de Santa Bárbara, na cidade de Augusto de Lima (MG), onde fica o ainda pouco explorado “Campo dos Vagalumes”. ... Embora as altas temperaturas os deixem mais ativos, os vagalumes preferem viver em lugares com bastante umidade.
Para que ela serve? A luz do vaga-lume é um processo natural, que os cientistas chamam de bioluminescência. A luz destes besouros luminosos é produzida a partir de uma reação química com muita energia. Essa energia química é convertida em energia luminosa, sem que haja produção de calor.
Besouros
A lista de insetos que chamamos de vaga-lumes inclui mais de 2.
De acordo com o pesquisador, as enzimas luciferases produzem bioluminescência em vagalumes e besouros por meio da catálise da reação de oxidação da proteína luciferina – uma molécula fluorescente que, ao ser oxidada, age como emissor de luz.