O CVT é um câmbio ainda mais confortável que o automático comum, pois favorece um funcionamento suave e ideal do motor, o que acaba por render um nível de consumo superior, especialmente na caixa com embreagem de partida, onde a perda de energia é menor que no conversor de torque.
O CVT (sigla para transmissão continuamente variável) utiliza duas polias lisas interligadas por uma corrente metálica submersa em fluido de transmissão. A movimentação das polias que determina o ponto em que estará a corrente de transmissão, algo que muda em instantes.
Então, quais carros tem câmbio CVT hoje no Brasil?
Para arrancadas em aclives, por exemplo, o mais aconselhado é o câmbio automático. Isso porque ele segura nas marchas. Já o câmbio automatizado tem um tempo entre as marchas, o que pode fazer o carro rodar para trás. Isso exige que o motorista, assim como em um câmbio tradicional, use o freio em conjunto.
Atualmente, o carro automático mais em conta disponível no mercado brasileiro é o Toyota Etios X, com motor 1.
Assim sendo, há também a própria transmissão. ... Em geral, a vida útil de um câmbio automático é de mais de 100.
Mais eficiência: um carro com câmbio manual pode ter um consumo de combustível até 10% menor do que o mesmo modelo com câmbio automático.
O mais rápido é o 1.
R$ 1,90.
Toyota Etios X 1.3
Confira a seguir os 15 carros automáticos mais baratos no Brasil:
Transmissão manual É o tipo mais comum encontrado nos veículos. Usando o pedal da embreagem e a alavanca de câmbio, a troca é feita manualmente pelo motorista quando a rotação atinge um valor elevado ou quando é necessário mais torque nas rodas.
Confira alguns sinais fundamentais de que algo está errado na sua caixa de marcha:
Para ligar o carro, pise no freio e dê a partida com a marcha ainda no P. Assim que o motor estiver ligado, mude a marcha de P para D ou R, caso precise dar marcha ré com o carro. Com a marcha no D, solte o freio de mão – que pode ser a alavanca normal, localizada entre os bancos, ou um pedal na parte esquerda.
Se o seu carro automático estiver patinando nas trocas de marcha, ele pode estar com algum problema na pressão do óleo da transmissão ou nas molas da válvula reguladora. Procure imediatamente uma oficina para verificar e solucionar o defeito.
5 sintomas de óleo baixo no câmbio automático
O primeiro passo e andar com o carro e perceber se não ocorrem solavancos, ruídos estranhos ou dificuldade - retardamento ou antecipação - para trocas de marcha. Um bom indicador também, para saber se o câmbio automático está em boas condições, é uma análise do óleo.
1 – A marcha arranha antes de engatar Ruído em uma marcha específica indica danos nos mecanismos dessa marcha, como o anel sincronizador desgastado. Essa peça diminui a velocidade de sua respectiva engrenagem para que haja acoplamento perfeito e com um mínimo de atrito.
Problemas com a embreagem Quando você aciona o pedal da esquerda até o fundo, a caixa de marchas é desconectada do motor e as engrenagens se sincronizam, para receber a haste da alavanca. Se a embreagem estiver gasta ou desregulada, este sincronismo não ocorre da maneira correta e o encaixe acontece com dificuldade.
Uma das coisas mais incômodas ao dirigir um carro manual é a famosa arranhada. E tem algo pior, quando a marcha fica escapando. Saiba que isso é sinal de problema no sistema de transmissão. ... Geralmente, isso ocorre mais no engate da ré, ainda especialmente em carros sem os anéis sincronizadores dessa marcha.