adjetivo Em que há ou expressa disfunção, mau funcionamento. [Medicina] Que apresenta suas funções alteradas ou prejudicadas: órgão disfuncional. [Figurado] Que não funciona direito; cuja função está parcial ou completamente prejudicada: seu discurso é completamente disfuncional e incoerente.
Uma família funcional é aquela que cumpre suas funções básicas de criação e desenvolvimento dos seus membros de uma forma firme e flexível, adaptada às circunstâncias e aos fatos de cada momento e que ajuda a todos a estarem sempre num processo de tomada de consciência, de aprendizagem e de crescimento.
A teoria de sistemas familiares é uma adaptação da teoria geral de sistemas, já que se refere à família como sistema. Quando essa definição é aplicada à enfermagem da família, ela nos permite ver a família como unidade de cuidado e, assim, o foco se dirige a toda a família como unidade de cuidado.
1.
Um dos motivos que levam as crianças tão precocemente a cometerem crimes é a falta de estrutura familiar. ... Há casos em que os pais não têm autoridade para chamar atenção dos filhos, ou ainda acreditam que o ato cometido pela criança não tem gravidade. Os pais acabam passando a mão na cabeça do filho.
A família é a primeira sociedade que convivemos e que levamos por toda vida, portanto, base para a formação qualquer indivíduo. É no convívio familiar que aprendemos, um com o outro, a respeitar, partilhar, ter compromisso, disciplina e a administrar conflitos.
Não existe mágica, nem segredo para melhorar o convívio em família
10 Dicas para conviver em família e manter a harmonia
Preparei algumas dicas que vão te ajudar a lidar melhor com o problema e a entender a razão dos seus sentimentos e de seus familiares.
Como lidar com o sentimento de desprezo?
Em muitos casos, famílias tóxicas recorrem à manipulação para controlar parentes. No dia a dia, esse tipo de comportamento não é nada normal, e pode se transformar em abuso emocional. ... Sentir-se constantemente manipulado pela família também pode fazer com que o indivíduo passe a evitar outras pessoas.
Mas entenda que, realmente, há situações em que o afastamento é necessário e inevitável. Lembre-se: Não é pecado proteger-se de pessoas tóxicas, mesmo se forem parentes, pois você só será capaz de realmente amar o próximo como a si mesmo (Levítico 19:18b) se também amar a si mesmo.
Desconforto, inferiorização, descrença, humilhação e abuso são alguns comportamentos que podem existir em uma relação tóxica dentro ou fora do ambiente familiar.
Como identificar uma família tóxica?
Cada família transmite e reproduz os seus traumas, neuroses e vazios em maior ou menor grau. No entanto, em alguns casos, isto toma grandes proporções e marca a pessoa de forma profunda e negativa. ... O grupo familiar não está isento disso e por isso é considerado normal que abrigue rancores e mesquinharias.
Infelizmente, para algumas pessoas – aquelas com pais tóxicos – isso não é possível....Sinais de que tem um pai tóxico:
1) Medo constante de que algo ruim vai acontecer ao seu filho. Muitos pais usam frases como: “o mundo anda tão perigoso”; “hoje em dia, todo cuidado é pouco”; “do jeito que as coisas estão, a gente precisa ter precaução”, para justificar uma preocupação e um medo constante e muitas vezes, desproporcional aos fatos.
Distancie-se do familiar tóxico. Afastar-se do seu pai ou da sua mãe vai ajudar você a se sentir mais confiante para encarar o mundo de frente. Caso não queira cortar o contato completamente, reduza as visitas e comunicações por um tempo para ver como você se sente com os seus pais ocupando um espaço menor na sua vida.
Mãe tóxica
Para contrabalançar os efeitos negativos de ter uma mãe tóxica, tente construir laços mais fortes com outros membros da família, a começar pelos mais próximos. Converse com eles sobre como se sente em relação à sua genitora. Pergunte se eles sentem o mesmo e como lidam com a situação.
Mães Narcisistas — Como identificar
Uma mãe controladora sempre gera um apego inseguro. Um vínculo em que a criança não foi validada emocionalmente e no qual, muitas vezes, pode-se evidenciar comportamentos agressivos ou hostis. Essa é uma característica que geralmente marca uma clara diferença (em média) entre as filhas de mães controladoras.