Significado de Maléfico adjetivo Que ocasiona danos; que causa prejuízo; em que há malefícios; que é nocivo; lesivo. Que possui uma tendência (natural) para o mal; que é malvado; maligno ou malévolo. Que exerce uma péssima influência sobre (algo ou alguém); que não é favorável nem faz bem; desfavorável.
substantivo masculino Ação de maleficiar, de fazer mal, prejudicar, causar danos: os criminosos causam malefícios à sociedade. Resultado prejudicial; nocivo ou nefasto: os malefícios do alcoolismo. Feitiço que tem a intenção de prejudicar alguém; bruxaria. Etimologia (origem da palavra malefício).
Jogos eletrônicos já foram acusados de causar problemas como obesidade, déficit de atenção, timidez e agressividade excessivas. Outros estudos, porém, alardearam seus benefícios no desenvolvimento de noção espacial, habilidades visuais e motoras e no combate ao declínio mental que surge com a idade.
A bebida, segundo ele, estimula o fluxo de hormônios causadores de estresse, ansiedade, irritabilidade, insônia e tensão muscular. A cafeína, substância estimulante responsável pelos efeitos do café, pode causar depressão e transtornos de atenção. Ao ser ingerido em excesso, o café pode causar insônia e fadiga.
Embora haja alguns benefícios comprovados pela ciência, a bebida quando consumida sem moderação pode ser prejudicial à saúde. Entre as consequências do consumo exagerado estão insônia, dores de cabeça e problemas gastrointestinais, como refluxo e azia. “Tudo que é consumido em excesso faz mal.
Veja o que a ciência diz dos benefícios e malefícios do café
Efeito antioxidante Sendo o café repleto de benefícios, como saber então quanto da bebida é demais? De acordo com as pesquisas, o aconselhável é consumir até 3 ou 4 xícaras por dia. No entanto, alguns grupos, como hipertensos e idosos, podem ser mais suscetíveis aos efeitos adversos da cafeína.
Quantidade segura Adulto saudável com cerca de 70 kg: de 300 a 400 miligramas de cafeína (o equivalente a 4 xícaras de café coado) Crianças (a partir de 2 anos) e adolescentes: 100 miligramas de cafeína (cerca de 1 xícara coado) Gestantes e lactantes: 200 miligramas de cafeína (cerca de 2 xícaras coado)
A nutricionista lembra que a ANVISA recomenda uma ingestão diária de até 400 mg de cafeína (aproximadamente 5,7 mg/kg). Essa quantidade não causaria preocupação com a segurança para adultos saudável, exceto mulheres grávidas. Nesse caso, o limite máximo de cafeína é de 200 mg diários.
Segundo pesquisas, o consumo seguro diário para adultos sem nenhuma sensibilidade à cafeína é no máximo de 400 mg da substância por dia, o que equivale a cerca de 6 mg de cafeína por quilo de peso corporal. Confira a recomendação máxima por dia: 4 xícaras de café fresco (225 ml).
Apesar disso, os pesquisadores orientam que as pessoas evitem ingerir café acima da média recomendada pelas autoridades de saúde (até cinco xícaras por dia), já que em altas doses a cafeína pode causar insônia, agitação e dor no estômago por estimular a produção de suco gástrico.
Estudos recentes demonstraram que a bebida é uma grande fonte de antioxidantes na dieta e traz benefícios na redução das inflamações e na melhora das funções cognitivas.
No geral, como o café é uma bebida estimulante, deve ser ingerido preferencialmente durante o dia e seu consumo reduzido no período da noite, para não prejudicar o sono, apesar de alguns indivíduos relatarem não ter nenhum problema com a ingestão de café à noite.
Você conhece as regras de etiqueta para tomar café?
Uma análise sobre como tomar café corretamente
Café arábica: maior qualidade e sabor prolongado Preparado com grãos naturais da Etiópia, o café arábica é considerado de alta qualidade e exclusivo, por isso, é conhecido como um "café gourmet".
A cafeína deve, preferencialmente, ser consumida no pré-treino para melhorar o desempenho físico durante a atividade física tanto aeróbica quanto de hipertrofia.
Ao se oxidarem, os óleos aromáticos do Café são transformados com o tempo. Essas substâncias não causam mal a saúde, mas alteram o sabor da bebida. Por isso, a cafeóloga recomenda que após de aberto, o Café seja consumido em 15 dias ou armazenado no freezer.
Apesar de ser um prática bem comum de algumas pessoas, requentar o café não é nada recomendado. Seja qual for o método de preparo - coado, espresso, prensado ou filtrado - o café requentado pode trazer uma série de malefícios à saúde, como azia, dor de cabeça, enjoo e dor de estômago.
Mas, talvez, tenha uma coisa que você não sabe – Café velho parado na garrafa pode até mesmo fazer mal! Isso é por conta da oxidação da bebida, que é uma reação química que acontece naturalmente, gerando a degradação das substâncias (óleos, cafeína etc.)
Nesse caso, você pode utilizar a garrafa térmica, mas, mesmo assim o café deve ser consumido até no máximo 1 hora depois de pronto para que não perca as suas características de sabor e cheiro, etc, e não oxide. Falando em garrafa térmica, lembre-se de higienizar a garrafa frequentemente e utilizar água fervente.
Uma vez preparado, seu processo de oxidação começa após cerca de 20 minutos. Se colocado em garrafa térmica, visto que conserva a bebida quente, isso só vai acelerar a sua oxidação, pois aos 50 °C, a oxidação ocorre duas vezes mais rápido. Dessa forma, estima-se que a sua oxidação ocorra em, aproximadamente, uma hora.
A fim de manter a bebida na temperatura ideal, vale a pena escaldar antes de colocar o café. Para isso, basta “passar” uma água quente antes de guardar a bebida. Mesmo assim, ela mantém o café quente por até 4 horas, portanto, não é um longo tempo.