Ok, já conseguimos compreender que é normal esquecermos de uma parte do que consumimos, mas se está cansado de ler e dias depois não recordar, nós vamos ajudar a diminuir essa taxa. Por isso, continue a leitura e veja as melhores dicas para relembrar aquilo que lê.
Melhores dicas para interpretar qualquer texto
Uma maneira simples de aplicar essa técnica é usar flashcards. Você pode organizar seus flashcards em três lotes, dependendo de como é fácil para você lembrar. Se você se lembra de algo claramente, teste com o mesmo flashcard dentro de dez minutos, mas se você se lembrar, teste em um intervalo mais longo.
Quando lemos, ativamos principalmente o hemisfério esquerdo do cérebro, que é o da linguagem e o mais dotado de capacidades analíticas na maioria das pessoas, mas são muitas outras áreas do cérebro de ambos os hemisférios que são ativadas e intervêm no processo.
Técnicas de leitura: Como memorizar o que você lê?
Como na “leitura dinâmica”, procure visualizar frases inteiras na tela do teleprompter. Além de a fala sair com mais naturalidade, você evitará movimentar muito os olhos (o que caracteriza o uso de um teleprompter).
Para fixar informações na memória, outra dica é fazer associações de novas informações com coisas que você já conhece ou já vivenciou. "Pegando a informação e juntando com coisas já vivenciadas se está trabalhando a informação na memória", explica Lilian Stein.
Cientistas do Salk Institute, da Califórnia, descobriram que a parte do cérebro humano que é reservada à memória tem muito mais capacidade do que se pensava, podendo armazenar qualquer coisa como 4,7 mil milhões de livros ou 670 milhões de páginas de internet.