A Costela Ripa é parte de cima do boi junto ao dorso (parte superior da caixa torácica) , tem ossos maiores e mais largos e estão todos na transversal. ... A Costela Ponta de Agulha ou Minga sai da parte inferior da caixa torácica, é formada por ossos mais finos e muitas cartilagens, muito entremeada de gordura e carnes.
Basicamente, a Costela Ripa está localizada na parte de cima do boi, junto ao dorso. Apresenta ossos maiores, mais largos e todos na transversal. Sua carne costuma ser um pouco mais seca. Já a Costela Ponta de Agulha ou Minga é encontrada na parte dianteira e traseira do boi.
Modo de preparo
Modo de preparo: Passe o sal grosso com um pouco de cerveja na carne. Mantenha a carne virando próxima as brasas nos primeiros minutos, para fechar os poros da mesmo. Levante a carne e continue virando por mais 2 ou 3 horas com o calor sempre forte e controlando. Sirva ainda quente.
Se escolher espetar a peça inteira, comece passando o espeto pela parte fina e percorra a carne em direção à parte grossa, a fim de espetar ela toda de forma parelha. Depois que já está no espeto, basta passar no sal grosso, virar para sair um pouco e colocar para assar no segundo andar da churrasqueira.
Colocar no espeto de forma reta. O tempero deve ser feito antes de levar ao fogo com sal médio ou grosso. O braseiro tem que ser forte a uma altura de 30 a 40 cm de altura, selar todos os lados e depois subir para a parte mais alta da churrasqueira. Deixar assar com o osso para baixo lentamente durante uns 50 minutos.
Para a Costela:
1) Amasse o alho, juntamente com o sal, pimenta, cebola e sazon, passe esse tempero muito bem na costela; 2) Envolva a costela já temperada no papel alumínio por três vezes (três folhas de papel alumínio); 3) Deixando a costela em contato com o lado mais brilhante do papel, lembrando de apertar...