A incidência da luz sobre os olhos atravessa as estruturas oculares e chega à retina que, ao refletir, gera um reflexo vermelho, alaranjado ou até mesmo amarelado. Logo, na presença de qualquer opacidade dos meios oculares o reflexo estará ausente ou diminuído.
Quando estão no escuro, a pupila dos bichos fica inteiramente dilatada e expõe o tapetum lucidum. Por isso, quando um feixe de luz vindo de um farol ou mesmo do luar bate em seus olhos, essa superfície o reflete - e nos causa a impressão de que seus olhos brilham.
Resposta:porque eles possuem uma substancia nos olhos chamada tapetum lucidum que refletem a luz de um poste de luz,ou a luz da propia lua.
Os gatos não enxergam tão bem as cores, por conta de possuírem mais bastonetes do que cones, ao contrário dos seres humanos. Os bastonetes detectam a luz e tons de cinza, sendo responsáveis pela visão periférica e noturna. Já os cones, pela percepção de cor e luz diurna.
Enquanto a visão humana é beneficiada pela quantidade de cones, a dos gatos tem mais bastonetes e, por isso, eles enxergam muito melhor no escuro porque conseguem absorver uma quantidade maior de luz do ambiente.
A aparência de tristeza é um os primeiros sinais a serem notados. Além disso, observe se ele não está dormindo mais que o normal. Anda muito agressivo- O gato passa a morder e arranhar além do normal. É possível que ele esteja sempre em posição de ataque e emita ruídos e miados agressivos como forma de defesa.
Gato triste e que não come, falta de energia ou apatia são sintomas comuns em diversas doenças. O Dr. Bruno explica que quadros infecciosos, viroses, depressão e até mesmo velhice podem deixar os bichanos desanimados. No entanto, isso não significa que esse sinal deve ser ignorado.
Forneça também um ambiente iluminado e com bastante sol para seu pet. Uma janela grande com uma árvore na frente para seu gato observar pode ser a coisa certa para animar seu peludo e entretê-lo por muito tempo.
Para comemorar o dia deles, separei algumas dicas de como agradar um bichano:
A simples alteração do local do comedouro, a introdução ou perda de um elemento da família ou uma doença podem levar a um gato triste, apático e sem apetite. Se você afirma “meu gato não quer comer nem beber água” ou que está mais triste, não deve adiar a ida ao veterinário, pois pode se tratar de uma situação grave.