– Jesus lhes disse: Tende cuidado de vos guardar do fermento dos fariseus e dos saduceus. – Porém pensavam e diziam entre si: Isto é porque não trouxemos pães. ... Então compreenderam que ele não se referia ao fermento que se coloca nos pães, mas da doutrina dos fariseus e dos saduceus. (Mateus, 15: 5 a 12.)
2.
Pão ázimo, pão asmo, matzá (em hebraico) ou matzo (ídiche) é um tipo de pão assado sem fermento, feito somente de farinha de trigo (ou de outros cereais como aveia, cevada e centeio) e água. A preparação da massa não deve exceder 18 minutos para garantir que a massa não fermente.
A fermentação da farinha durante o processo de produção de uma massa com certeza proporciona diferenças, principalmente de textura. Um pão sem levedura não cresce tanto quanto aquele preparado com qualquer tipo de fermento. Sendo assim a massa tem menos leveza e maciez. Contudo, o pão sem fermento não é assim tão duro.
O mínimo possível para que você trabalhe a massa. Caso o seu pão não esteja crescendo o suficiente, você provavelmente está errando algum ponto da receita. Mais fermento não significa uma massa maior ou mais macida. Vai estragar sua receita e descompensar a quantidade dos outros ingredientes.
Para sovar a massa, o melhor é ter as mãos bem secas e em temperatura ambiente. Vá salpicando farinha na massa para que ela não fique tão grudenta e difícil de ser trabalhada. Normalmente as receitas já dão a quantidade certa de farinha, mas às vezes pode ser preciso adicionar um pouco mais.
O teor de umidade da farinha varia com o ambiente em que você a armazena. Por isso, a quantidade de água que você precisa colocar na massa também varia. Se estiver muito pegajoso: adicione mais farinha. A massa é provavelmente muito úmida para amassar para desenvolver o glúten e dar-lhe estrutura.
Esse é o método mais comum de sovar massa de pão. Segure uma ponta da massa com uma mão e estique-a na bancada com a base da outra mão. Dobre a massa sobre si mesma, de volta ao ponto inicial. Vire a massa em 90º e comece novamente. Repita o processo por 10 a 15 minutos até obter uma massa lisa e elástica.
Quando estiver fervendo abaixe o fogo e coloque a farinha e mexa, até que a massa desempelote e solte do fundo da panela. Despeje a massa em uma superficie lisa untada com oleo e amasse bem com ela ainda quente. Quando estiver sovando a massa e perceber que está dura pode colocar margarina para amaciar.
Uma dica essencial de como usar papel manteiga, no caso do produto em rolo, é cortá-lo do tamanho do fundo da assadeira. Para evitar que ele grude, um truque é colá-lo no fundo da forma fazendo uso de um pincel com manteiga derretida.
Diversas maneiras de untar e enfarinhar Para untar a forma você pode utilizar manteiga ou margarina. Depois disso chega a parte de enfarinhar! E não é só a farinha de trigo que você pode utilizar, há muitos outros opções que irão deixar as suas receitas muito mais saboroso.