EQST

O Que Quer Dizer Chaveta?

O que quer dizer chaveta?

Significado de Chaveta substantivo feminino Pequena chave, empregada como sinal ortográfico. Peça que segura as rodas na extremidade de um eixo. Peça que segura a cavilha.

Como dimensionar uma chaveta?

2.

Como calcular um parafuso?

Para dimensionar um parafuso é necessário tomar conhecimento de duas coisas: 1ª. Saber qual o material dos parafusos a ser usado, e o respectivo coeficiente de segurança; 2ª.

Quais são os tipos de elementos de máquinas?

Elementos de máquinas

  • Componentes estruturais, como treliças, rolamentos, eixos lisos, eixos estriados, fixadores, vedação e lubrificantes;
  • Mecanismos que controlam o movimento de formas variadas como redutores, correias ou correntes de transmissão, acoplamentos, sistema de cames e roletes, incluindo freios e embreagens;

Quais os tipos de elementos de apoio?

De modo geral, os elementos de apoio consistem de acessórios auxiliares para o funcionamento de máquinas. Nesta unidade, são abordados os seguintes elementos de apoio: buchas, guias, rolamentos guias, rolamentos e mancais. Na prática, podemos observar que buchas e mancais são elementos que funcionam conjuntamente.

O que são elementos de apoio?

Os elementos de apoio consistem de acessórios auxiliares para o funcionamento de máquinas. Veremos os seguintes elementos de apoio: – Buchas; – Guias; – Rolamentos; – Mancais.

O que são elementos de transmissão de máquinas?

Os elementos de transmissão mecânica são peças que possibilitam a transmissão de potência, torque e rotação para uma máquina acionada em uma operação industrial. Os principais elementos são: acoplamentos, redutores e motoredutores, correias, engrenagens, cabos de aço, polias, correntes, eixos e rolamentos.

Quais os elementos que compõem o sistema de transmissão?

O sistema de transmissão automotiva é composto de motor, embreagem, caixa de mudança de marcha (Câmbio), eixo cardã e eixo traseiro, a ligação desses componentes também é conhecida como trem de força. O primeiro conjunto de componentes é a embreagem composta pelo volante motor, disco, platô e rolamento.

O que é sistema de transmissão de um veículo?

O que é e para que serve o sistema de transmissão do carro? A transmissão de um veículo é um conjunto de componentes que tem como principal objetivo levar a energia produzida pelo motor até as rodas. Outra função importante é regular o torque, ou seja, a força que vai para as rodas através da seleção das marchas.

Quais os componentes do sistema elétrico?

O sistema elétrico é responsável por alimentar todos os componentes elétricos carro. É composto, principalmente, pela bateria e pelo alternador. Além das fiações e dos dependentes elétricos. O alternador é a peça que recarrega a bateria para ela fornecer energia para o veículo.

Quais as partes que compõem um sistema elétrico de potência?

Sistemas elétricos de potência (SEP) é o conjunto constituído por centrais elétricas, subestações de transformação e de interligação, linhas e receptores, ligados elétricamente entre si. São grandes sistemas de energia que englobam geração, transmissão e distribuição de energia elétrica.

Quais os componentes fundamentais de um sistema elétrico automotivo?

O sistema elétrico é responsável por alimentar todos os componentes elétricos carro. É composto, principalmente, pela bateria e pelo alternador. Além das fiações e dos dependentes elétricos. O alternador é a peça que recarrega a bateria para ela fornecer energia para o veículo.

Quais as etapas que compõe o SEP?

Quais são as etapas do Sistema Elétrico de Potência?

  • Primeira etapa do SEP: se dá na geração. ...
  • Segunda etapa do SEP: é a transmissão. ...
  • Terceira etapa do SEP: a tensão é reduzida para níveis mais seguros em subestações rebaixadoras. ...
  • Quarta etapa do SEP: utilização da energia elétrica em seus diversos meios de consumo.

Quais as etapas básicas de um sistema elétrico?

Como já foi citado anteriormente, um sistema elétrico desenvolve-se em quatro etapas básicas de transporte de uma corrente elétrica: geração, transmissão, distribuição e cargas. A central elétrica de um veículo possui essas mesmas quatro etapas, independentemente de marca ou modelo.

Qual o principal objetivo do sistema elétrico de potência SEP?

Destinados a transportar a energia elétrica desde a fase de geração até a fase de distribuição, abrangendo processos de elevação e rebaixamento de tensão elétrica, realizados em subestações próximas aos centros de consumo. Essa energia é transmitida em corrente alternada (60 Hz) em elevadas tensões (138 a 500 kV).

O que é nr10 e SEP?

O Curso SEPNR-10 Complementar (Sistema Elétrico de Potência) é obrigatório para os profissionais que trabalham direta ou indiretamente com Alta Tensão (AT), tendo este curso validade de 2 (dois) anos.

O que é NR10 Complementar?

NR 10 - Complementar Segurança no Sistema Elétrico de Potência (SEP) Objetivo: Fornecer os conhecimentos do trabalhador em Segurança de Instalações e Serviços em Eletricidade NR 10, voltados para o sistema elétrico de potência. Atender à exigência legal do Ministério do Trabalho (sobre a Norma NR-10).

Qual a função do SEP?

Um SEP tem a função de pôr à disposição do consumidor, a energia elétrica em condições que permitam o seu correto funcionamento. O crescente número de interligações entre os sistemas elétricos, tornaram a operação e o controle destes uma tarefa extremamente complexa.

Qual a validade do curso de SEP?

Com carga horário mínima de 40 horas, o Curso Complementar SEP tem validade de dois anos, e após o vencimento, é necessário que o profissional faça a Reciclagem do Curso SEP da NR-10 Complementar.

Quanto tempo reciclagem NR10?

40 horas

Quem pode ministrar o curso de SEP?

Cada um dos assuntos deverá ser ministrado por profissional legalmente habilitado naquela especialidade. Não está previsto na NR 10 que esse treinamento seja promovido por uma entidade de ensino, por empresa externa ou por órgão registrado ou autorizado pelo Ministério do Trabalho e Emprego.

Quem pode ministrar curso de SEP?

Segundo a NR 10, podem executar serviços e instalações elétricas os profissionais que tenham concluído um curso de especialização na área elétrica (que deve ser reconhecido legalmente pelo Sistema Oficial de Ensino) e que estejam registrados no conselho de classe competente.