Outra hipótese, descrita pelo cronista romano Marcelino, conta que Íldico, sua esposa, assassinou Átila com uma adaga enquanto ele dormia.
Os Hérulos (em latim: Heruli) foram um povo germânico, referido nos século III-VI. Segundo alguns autores, eram originários do sul da Escandinávia, e alguns deles teriam mesmo regressado após séculos de ausência à Escandinávia natal.
Burgúndios eram uma tribo germânica. ... Burgúndios viveram lá até que eles deixaram a área de 200. No baixo Império Romano, instalaram-se na Germânia e na Gália na qualidade de federados. Tendo procurado se estender na Bélgica, foram abatidos por Aécio em 436 e transferidos para Saboia.
Nesse período, vários povos da Europa central — conhecidos pelos romanos como “bárbaros” — saíram de suas terras de origem e ocuparam diversas áreas do continente europeu, até então sob domínio do Império Romano. O rei visigodo Alarico entra em Atenas com seu exército.
O nome Bárbaros foi dado por gregos e romanos aos povos vindos do norte, do oeste e do centro da Europa. Esses tiveram grande influência sobre a Europa, pois mesclaram seus costumes com os do Império Romano.
Eram povos harmônicos, que viviam da agricultura e eram politeístas, ou seja, acreditavam em vários deuses, aos quais ofereciam oferendas e dedicavam suas vitórias. Plantavam grãos e cultivavam animais para o comércio e seu próprio consumo. De todos os povos bárbaros, um deles merece maior importância: os hunos.