Assim, a Psicopatologia Fundamental está interessada num sujeito trágico que é constituído e coincide com o pathos, o sofrimento, a paixão, a passividade. Este sujeito, que não é nem racional nem agente e senhor de suas ações, encontra sua mais sublime representação na tragédia grega.
O estudo da Psicopatologia tem sido freqüentemente apresentado em sua dimensão descritiva. Apesar da relevância para o ensino - auxiliar o aluno a reconhecer a dimensão sintomatológica dos quadros psicopatológicos -, exclui a dimensão subjetiva da experiência do adoecimento e seus aspectos relacionais.
A psicopatologia é uma ciência médica que estuda os transtornos psicológicos que afetam os humanos. Para a psicologia, entender esses desvios e alterações de comportamento anormais, é muito importante tendo em mente que as pessoas que procuram a ajuda psicológica, geralmente sofrem de algum desvio psicológico.
Os diferentes modos representação do sofrimento mental que cada cultura desenvolve têm sido objeto de interesse da psicopatologia, bem como a linguagem das emoções(padrões de expressão de afetos,termos e vocábulos característicos para designar este ou aquele estado afetivo e etc.)Feb. 6, 2013
Os principais transtornos mentais que tendem a surgir são:
Isto é tão marcante que Binswanger é considerado por muitos o "pai da psicopatologia fenomenológica" (Van den Berg, 1966; Holanda, 2011; Moreira, 2012). Binswanger era descendente de uma família tradicional de psiquiatras suíços.
Julgava ser possível e útil conhecer, como fenômenos de consciência, as experiências subjetivas dos doentes, experiências de que eles poderiam oferecer descrições claras, compreensíveis, identificáveis. A fenomenologia foi aqui utilizada como método científico.
É partindo desse ponto de vista, que o filósofo Karl Jaspers ressalta: "Os problemas e conflitos podem ser a fonte de uma derrota, uma limitação para a nossa potencialidade, mas também podem dar lugar a uma maior compreensão da vida e o nascimento de uma unidade que se fortalece com o tempo."
A psicopatologia fenomenológica tem como característica fundamental a busca da compreensão do vivido psicopatológico e de suas condições de possibilidade, tendo como principais representantes Minkowski, Binswanger, Strauss, Tellenbach, Blankenburg, Kimura Bin, entre outros.
Psicopatologia então pode ser definida como a disciplina que estuda o sofrimento da mente, ou seja, o estudo a respeito de doenças psíquicas. Essa área do conhecimento, busca estudar os estados psíquicos relacionados ao sofrimento mental do individuo.
Faz parte da condição humana lidar com situações de vida dolorosas, a dor física e a dor mental. Todo o indivíduo vive, ao longo da sua existência, momentos de crise, perdas afetivas, conflitos familiares, deceções amorosas, entre tantos outros acontecimentos geradores de sofrimento.