2 Anat Saliência à superfície do crânio, de um osso ou de uma estrutura anatômica. EXPRESSÕES Protuberância occipital externa , Anat : proeminência na parte central da superfície externa do osso occipital. Protuberância occipital interna , Anat : proeminência na parte central da superfície interna do osso occipital.
É o único osso craniano que se articula com a coluna cervical. Além de formar o arco superior das cavidades oculares e teto da cavidade nasal, possui a função de proteger o lobo frontal do cérebro, assim como os filetes nervosos olfativos provenientes da lâmina cribriforme do osso etmoide.
Significado de Protuberância substantivo feminino Saliência, eminência. [Anatomia] Protuberância anular, parte do sistema nervoso central, situada acima do bulbo, abaixo dos pedúnculos cerebrais e à frente do cerebelo; O mesmo que ponte de Varólio.
O crânio é constituído por oito ossos, são dois ossos parietais, dois temporais, um frontal, um occipital, um esfenóide e um etmóide. Sua parte anterior é denominada face e a posterior nuca.
Em anatomia, foramen magnum ou forame magno é a grande abertura através do osso occipital localizada no centro da fossa posterior do neurocrânio. É o maior dos forâmens do crânio e comunica a cavidade craniana com o canal vertebral.
O forame mentual é uma abertura no mento (queixo) localizada abaixo do segundo dente pré-molar. Pelo forame emergem o nervo mentual - ramo do nervo alveolar inferior - e vasos mentuais.
O osso occipital é um osso único, que cobre a parte dorsal da cabeça. Ele constitui uma grande porção da parte basilar do neurocrânio e abriga o cerebelo. É o único osso craniano que se articula com a coluna cervical.
Ossos da cabeça A cabeça óssea é constituída pelos ossos do crânio e pelos ossos da face. O crânio é uma caixa óssea constituída por uma parte superior, a abóbada craniana, e uma parte inferior, a base do crânio.