EQST

O Que Protocolar Um Documento?

O que é protocolar um documento?

O protocolo trata-se do registro e controle dos documentos que transitam entre setores, empresas ou órgãos. Ele serve para tornar possível o acesso às informações de fluxo de documentos que foram expedidos ou recebidos dentro de uma instituição.

O que quer dizer a palavra protocolar?

adjetivo Que se pode referir a protocolo, aos registros de atos oficiais, de correspondência institucional: procedimento protocolar. Formal; que segue o protocolo, as normas: cerimônia protocolar. [Por Extensão] Sem naturalidade; cerimonioso: sujeito protocolar. Etimologia (origem da palavra protocolar).

Que outro sentido pode ter a palavra protocolo?

Normas e procedimentos a serem seguidos: 1 formalidade, etiqueta, cerimonial, cerimônia, código, norma, regra, regulamento, regulamentação, praxe, ritual, rito, pragmática. Acordo diplomático assinado por várias partes: 2 acordo, convenção, tratado, trato, contrato, pacto, compromisso.

O que é um número de protocolo?

Sempre que o consumidor faz alguma solicitação ou reclamação ao entrar em contato com o SAC (Serviço de atendimento ao Cliente) de uma empresa, esse atendimento gera um número de protocolo. Esse número é muito importante, pois serve como um comprovante de seus pedidos e/ou reclamações.

O que significa a expressão protocolo de atendimento?

Protocolo de atendimento é uma sequência numérica criada para a identificação do atendimento e acompanhamento do cliente junto à empresa sobre uma solicitação e/ou reclamação. Deve ser enviado via e-mail, SMS ou informado via telefone.

Quais são os protocolos de segurança?

Dessa forma, definiu seis protocolos básicos de segurança:

  • Identificação do paciente;
  • Higiene das mãos;
  • Segurança cirúrgica;
  • Segurança na prescrição, uso e administração de medicamentos;
  • Prevenção de quedas dos pacientes;
  • Prevenção de úlceras por pressão (UPP).

O que é o protocolo de cirurgia segura?

O checklist de cirurgia segura da OMS tem três momentos: Entrada (antes da indução anestésica), Time Out ou Pausa (antes da incisão) e Saída (antes de o paciente deixar o centro cirúrgico). Seus elementos podem ser adequados às necessidades e realidade de cada instituição.

Quais profissionais realizam o protocolo de cirurgia segura?

Imediatamente antes da incisão cirúrgica, é conduzida uma nova confirmação pela equipe cirúrgica (cirurgião, anestesiologista e equipe de enfermagem) do nome do paciente, do procedimento cirúrgico a ser realizado, do sítio cirúrgico e, quando necessário, do posicionamento do paciente.

Quais são as fases do protocolo de cirurgia segura?

A Lista de Verificação de Segurança Cirúrgica está dividida em 2 (duas) etapas (Pré- Operatório e Trans-Operatório), totalizando 4 (quatro) fases, sendo: I- Preparo Pré-Operatório; II- Antes da indução anestésica; III- Antes da incisão cirúrgica; IV- Antes do paciente sair da sala de cirurgia.

Qual a importância da identificação do paciente?

Justamente por ser a primeira etapa do atendimento de saúde, a identificação do paciente é o que irá nortear os procedimentos aos quais aquela pessoa será submetida. Justamente por isso, é a primeira etapa para evitar erros e riscos à segurança do paciente.

Qual a finalidade do checklist?

O que é e para que serve um Checklist? O Checklist é uma lista de itens que foi previamente estabelecida para certificar as condições de um serviço, produto, processo ou qualquer outra tarefa. Seu intuito é atestar que todas as etapas ou itens da lista foram cumpridas de acordo com o programado.