A projeção da população é baseada em métodos matemáticos, aplicados sobre os últimos censos realizados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística − IBGE.
Para calcular o índice de crescimento natural, basta subtrair o número de nascimentos de uma população pelo número de mortes. assim se o número de nascimentos for maior do que o de mortes concluí-se que houvê um crescimento vegetativo.
Verificado por especialistas
Os fatores que cooperam para o crescimento populacional são o alto índice de natalidade (quantidade de nascimentos) ao lado da diminuição da mortalidade infantil, o desenvolvimento econômico e o aumento da expectativa de vida da população.
Os principais fatores climáticos são: latitude, altitude, maritimidade e continentalidade, massas de ar, vegetação, correntes marítimas e até o relevo.
No entanto, foi depois da Segunda Guerra Mundial (1939-45) que o crescimento tornou-se acelerado, devido à diminuição das taxas de mortalidade. Isso é explicado por fatores como a expansão da rede de esgoto, acesso à água encanada, campanhas de vacinação em massa, acesso a medicamentos básicos, etc.
No Brasil, o crescimento vegetativo é o principal responsável pelo aumento populacional, já que os fluxos migratórios ocorreram de forma mais intensa entre 1800 e 1950. ... Nos últimos 50 anos houve uma explosão demográfica no território brasileiro, o país teve um aumento de aproximadamente 130 milhões de pessoas.
No século XX, o número de pessoas no Brasil aumentou em cinco vezes o seu total. A partir disso ocorreu uma crescente, em 1970 já eram 93 milhões, 1980 a população era de 119 milhões, em 1991 atingiu 146,8 milhões e nos primeiros anos de 2.
Resposta:A população brasileira vem envelhecendo devido ao fato de a taxa de natalidade estar em queda em decorrência da diminuição da taxa de fecundidade da mulher brasileira. A taxa mínima para reposição da população, com média de 2 filhos por mulher, não tem sido alcançada.
Confira, a seguir, dez mudanças na população apontadas pelo levantamento.
Abolição da escravatura, êxodo rural e evolução dos meios de transporte são apenas alguns exemplos de acontecimentos que transformaram a sociedade. Por isso, são ocorrências de mudanças sociais.
Os dados apontam para avanços importantes no emprego, na educação e na saúde pública, e indicam mudanças de comportamento: as mulheres tiveram conquistas salariais, os casais estão se casando menos e mais brasileiros estão voltando para casa, após passar um período morando exterior.
A pirâmide etária brasileira entre os anos 2000 e 2010 apresentaram as principais mudanças demográficas a seguir: ... Aumento do topo da pirâmide, indicando aumento da expectativa de vida populacional, em decorrência de melhorias sanitárias e maior atenção à saúde pública.
As pessoas estão vivendo mais tempo, mas nos países mais pobres vivem 7 anos menos que a média global. A população mundial está envelhecendo, com o número de pessoas com mais de 65 anos crescendo mais rápido. A queda na proporção da população economicamente ativa aumenta a pressão nos sistemas de proteção social.
Na área empresarial a demografia é utilizada para a pesquisa de mercado, de forma a alcançar maior eficiência na definição de produtos, atividades de promoção e outras estratégias de marketing dirigidas a diferentes públicos-alvo dentro de um mercado heterogêneo e serve de ferramenta para a seleção de localidades para ...
A demografia é a ciência que estuda e analisa as populações humanas. Já a segmentação, para o marketing, diz respeito ao direcionamento de estratégias a determinadas parcelas da sociedade. Uma academia poderia criar uma campanha de links patrocinados utilizando a segmentação geográfica, por exemplo.
Quando uma empresa decide por segmentar seu mercado, ela o faz por ter consciência que assim pode atender de melhor forma ao seu cliente e adequar a sua realidade a demanda de mercado, tornar eficiente sua destruição e utilizar da melhor forma o conhecimento sobre os papeis e decisão de compras.
Na verdade, não é difícil entender o que são características demográficas do consumidor. Características demográficas do consumidor são informações como idade, profissão, gênero, estado civil, nível de escolaridade, naturalidade, etnia, entre outras.
Podemos definir o que é perfil do consumidor como um conjunto de características, comportamentos e valores observados em um público específico. Fatores culturais, sociais, pessoais e psicológicos precisam ser considerados na construção e análise do perfil do cliente que a empresa quer atingir.
Alguns exemplos de perguntas de perfil demográfico incluem:
Mercado consumidor: é um termo utilizado quando se refere aos consumidores segmento ou à própria população economicamente ativa de um país que compre ou utilize os produtos de empresas específicas. Ou seja, todas as pessoas que tenham um poder de compra.