O site oficial para tirar a carteirinha de estudante oficial é o Documento do Estudante. Como todo o processo é feito pela internet você não precisa sair de casa nem para buscá-la em algum posto de atendimento – como acontece algumas vezes com carteirinhas de transporte público.
Existem algumas opções para quem deseja solicitar a sua Carteirinha do Estudante ISIC. Se você prefere retirar a sua carteirinha pessoalmente, uma boa opção é visitar um escritório do STB – Student Travel Bureau com os documentos necessários em mãos. O processo é rápido e você retira o documento na hora.
A lei prevê que o único documento válido para esta comprovação é a Carteira de Identificação Estudantil (CIE), um cartão padronizado e com certificação digital, que só pode ser emitido por algumas associações que representam os estudantes em todo o País.
Entrega: o prazo de entrega varia dependendo da região e da modalidade de entrega. Na média, você recebe sua carteira, em 10 dias úteis após aprovação do pagamento; Validação: após desbloquear seu documento no site, ele tem validade até o dia 31/março do ano seguinte da emissão.
Para gerar a ID Estudantil, é necessário que a instituição de ensino tenha enviado os dados dos estudantes para o Ministério da Educação (MEC). Veja, no tutorial a seguir, como fazer a carteirinha de estudante com o aplicativo ID Estudantil.
Tem direito a ID Estudantil os estudantes regularmente matriculados nos níveis e nas modalidades de educação e ensino previstos no Título V da Lei nº 9.
Acesse o Canal do Estudante: estudante.sptrans.com.br, siga o passo-a-passo e solicite sua Carteira de Identificação Estudantil, pagando a taxa de ativação dos benefícios da ½ passagem, ou gratuidade + ½ entrada em eventos (cinema, teatro, shows, etc.), no valor equivalente a 7 tarifas de ônibus vigente, a ser paga ...
o desconto e a gratuidade só podem ser efetivados nos guichês físicos; só é válido para ônibus convencionais; os jovens devem apresentar a ID jovem, carteira de identificação com foto e o registro no CadÚnico; a solicitação deve ser feita no mínimo de 3 horas antes do horário inicial da linha.
No site idestudantil.mec.gov.br, o estudante vai pode checar se o sua instituição já fez esse envio. Uma vez feito, o App vai liberar um QR Code que funciona como a carteirinha digital. A medida provisória irá permitir a criação e manutenção de um banco de dados único e nacional dos estudantes.
Os estudantes que querem saber se está tudo certo com seus dados no sistema podem verificar no site idestudantil.mec.gov.br. O portal conta também com informações sobre o programa, com conteúdos em vídeos, um "perguntas e respostas", além de um "emitômetro", espécie de contador de carteiras emitidas diariamente.
Jovens estudantes tem direito à desconto de 50% nas passagens de ônibus interestaduais. ... O documento vale também para meia entrada a eventos culturais e esportivos, semelhante a já conhecida Carteira de Identificação Estudantil. Para usufruir deste benefício existem alguns requisitos necessários.
“A lei da meia-entrada diz que o desconto é para crianças de até 12 anos, estudantes regularmente matriculados e idosos acima de 60 anos. A legislação vale, ainda, para entradas em eventos culturais e desportivos. O direito ao desconto deve ser comprovado através de carteira estudantil ou de idoso”.
Passagem para estudantes em rotas interestaduais
Tem direito ao benefício as pessoas com idade igual ou maior que 60 anos e com renda igual ou menor que dois salários mínimos. As passagens para idosos são válidas para todos os horários de ônibus convencionais.
Mas será que dá pra comprar passagem com o ID Jovem pela internet? Na verdade, a compra online não é garantida. Isso porque as empresas não são obrigadas a vender passagem com ID Jovem pela internet. Além disso, é obrigatório que o próprio jovem faça a compra da passagem portando seu ID Jovem.
Solicite à sua instituição de ensino que nos envie os seus dados de vínculo com o programa (ProUni ou FIES) para ter direito à gratuidade. Para utilizar o benefício, pague a taxa correspondente. Se você já possui um Bilhete Único Estudante de ano anterior, ele será revalidado e você deverá utilizá-lo neste ano.
Em São Paulo, por exemplo, a SPTrans regulamenta o Passe Livre Estudantil, que é destinado aos estudantes de baixa renda que moram a mais de 1 km da instituição de ensino. Já para viagens para outros estados, também é possível adquirir passagens gratuitas ou com descontos.
Quem tem direito à gratuidade? As cotas gratuitas do Bilhete Único são ofertadas para os seguintes grupos: Estudantes da rede pública, que estão cursando o ensino fundamental ou médio. Estudantes de universidades públicas, desde que comprovem renda familiar per capita de até 1,5 salário mínimo nacional.
O sistema unificado do Bilhete Único é utilizado nos ônibus municipais, e também nos trens do Metrô e CPTM. Com o bilhete, idosos, pessoas com deficiência, estudantes (isenção ou meia-tarifa), crianças pequenas e categorias profissionais especiais obtêm a isenção tarifária.
Para ter o passe livre, o primeiro passo é ter um bilhete único estudantil. ... Em outras palavras, pode solicitar o bilhete único sptrans alunos do ensino fundamental, médio, técnico e profissionalizante, ensino superior e tecnológico. Sendo estes da rede pública municipal, estadual, federal ou na rede privada de ensino.