Controle de riscos no trabalho é uma série de medidas e técnicas que garantem a integridade e segurança, além de evitar acidentes. Segundo o Ministério do Trabalho, os riscos no trabalho são classificados de acordo com a sua origem e cada um possui medidas que garantem o controle dos riscos e evitam problemas.
As inspeções de segurança ajudam a detectar situações de risco. Com isso, previvem acidentes que podem prejudicar na saúde do colaborador. ... Os acidentes de trabalho e as doenças ocupacionais podem ocorrer devido a diversos fatores. No entanto, na maioria das vezes, poderiam ser facilmente evitados.
Geralmente, as equipes de Segurança do Trabalho são as responsáveis pelas inspeções de segurança. No entanto, profissionais de outras áreas também podem desempenhar este papel, como os colaboradores no setor em que atuam, médicos e outros profissionais externos contratados para determinadas inspeções.
As inspeções periódicas visam confirmar, com regularidade, a manutenção das boas condições de funcionamento e de segurança de todo o equipamento e das condições de segurança dos automóveis ligeiros, pesados e seus reboques.
As Inspeções de Segurança são procedimentos que tem como objetivo avaliar e investigar determinados serviços, produtos ou ambientes para poder detectar possíveis condições perigosas que possam causar acidentes de trabalho e doenças ocupacionais.
É o exame do objeto que está sendo proposto segurar ou em renovação de apólice, visando ao seu perfeito enquadramento tarifário e também com o objetivo de atenuar e prevenir os efeitos dos riscos cobertos sobre os bens segurados.
Entenda o que pode ser considerado um risco em potencial - Falta de uso de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) como capacete, botas, luvas, máscaras de proteção, etc. - Ausência de Equipamentos de Proteção Coletiva (EPCs) como sinalização de segurança, cadeados para bloqueio e etiquetagem, entre outros.
Hábito que deve ser aplicado diariamente, a inspeção de rotina deve ser aplicada pela equipe responsável pela segurança ocupacional da empresa. Tem o objetivo de identificar erros aparentes e comuns nos EPIs e caso tenha algum dano, repará-lo o mais rápido possível, evitando assim acidentes recorrentes.
Inspeção Especial é um tipo de inspeção realizada em caráter extraordinário, quando há indícios ou algum elemento indicativo de problema que exige uma verificação mais profunda ou mais detalhada do que a efetuada numa inspeção de rotina.
Figura 8: Modelo de Inspeção de Segurança com penalidades da NR 28.
As Normas Regulamentadoras - NR, relativas à segurança e medicina do trabalho, são de observância obrigatória pelas empresas privadas e públicas e pelos órgãos públicos da administração direta e indireta, bem como pelos órgãos dos Poderes Legislativo e Judiciário, que possuam empregados regidos pela Consolidação das ...
As normas regulamentadoras (NR) são disposições complementares ao Capítulo V (Da Segurança e da Medicina do Trabalho) do Título II da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), com redação dada pela Lei nº 6.
As NR são elaboradas e modificadas por uma comissão tripartite composta por representantes do governo, empregadores e empregados. As NR são elaboradas e modificadas por meio de Portarias expedidas pelo MTE. Nada nas NR ?
1 Acesse o site do MTE; 2 Role a página até achar no menu esquerdo FISCALIZAÇÃO; 3 Localize e clique em Segurança e Saúde no Trabalho; 4 No menu que abrirá no meio da tela, clique em normatização e depois, logo abaixo, clique em NORMAS REGULAMENTADORAS.