Quando sentimos o ouvido abafado parece que existe algo bloqueando a passagem do ar, e isso dificulta a capacidade auditiva. O problema, em geral, ocorre por conta de uma diferença de pressão entre a parte mais externa da orelha e a região média do canal auditivo.
A manobra de fechar a boca, apertar o nariz e forçar a saída de ar para equilibrar a pressão nos ouvidos é chamada de Método de Valsalva e é indicada para os momentos em que o ouvido simplesmente “entope”. A única recomendação é ir com calma e não forçar demais a saída do ar com o nariz tampado para não piorar a dor.
Para aliviar a dor de ouvido, basta de vez em quando bocejar e engolir a saliva. Um método eficaz e simples é tentar soprar o ar dos pulmões através do nariz enquanto o tapamos. Mascar chiclete também pode ajudar a compensar a pressão. Como último recurso, podemos usar gotas nasais.
A infecção do ouvido, também conhecida como otite, é uma das causas mais comuns da sensação de ouvido tampado. Isso acontece porque, durante uma infecção, o canal auditivo fica inflamado, dificultando a passagem dos sons até ao ouvido interno e causando a sensação de ouvido entupido.
3. Fazer irrigação do ouvido
Numa colher de sopa coloque 1 dente de alho amassado e um fio de azeite e leve ao fogo para amornar. Quando já estiver morno, molhe um pedaço de algodão no azeite, esprema para retirar o excesso de líquido e coloque-o no ouvido, de modo a tapá-lo. Deixe este remédio atuar por cerca de 20 minutos.
Basta colocar um dente de alho limpo no ouvido. Ele se encaixa perfeitamente em seu ouvido, semelhante ao de um plugue de ouvido. Você sentirá o calor passando pelo ouvido e a dor / inflamação passará em apenas alguns minutos. Você também pode fazer gotas para os ouvidos, usando alho, suco de limão e azeite!
Misture partes iguais de vinagre branco e álcool em uma tigela ou um copo. Pingue algumas gotas no ouvido, espere alguns segundos e depois incline a cabeça para o lado oposto a fim de que o líquido saia. O azeite é um dos melhores remédios para remover o excesso de cera, pois amacia e remove com facilidade.
A maioria das otites desaparecem sozinhas em alguns dias. É por isso que os especialistas recomendam que os médicos esperem dois ou três dias antes de prescrever antibióticos para certos casos de infecção aguda do ouvido. Dependendo da doença do seu filho, seu médico pode recomendar o tratamento médico ou cirúrgico.
De acordo com a otorrinolaringologista Samanta Dall'Agnese, a otite externa em geral se inicia com leve desconforto e coceira no canal auditivo e em poucos dias evolui para dor e inchaço local. O tratamento geralmente é feito com gotas de antibióticos e cuidados locais, e dura cerca de sete dias.
Geralmente admite-se um prazo máximo de 48 a 72h para a resposta aos medicamentos tipo antibiótico, sejam eles de uso tópico (local) ou uso oral.
O uso de antibióticos é importante para combater infecções causadas por bactérias. Quando os antibióticos não resolvem por si, podemos estar diante de uma complicação ( por exemplo os abscessos). Procure o Otorrinolaringologista.
O ANTIBIÓTICO E A DURAÇÃO DO TRATAMENTO
Quando a dor ocorre devido a uma otite externa, que é uma infecção no ouvido externo, o médico pode receitar antibióticos em gotas, que geralmente estão associados a corticoides e/ou anestésicos locais, como o Otosporin, Panotil, Lidosporin, Otomicina ou Otosynalar, que também ajudam a aliviar a dor e a inflamação.
Se as bactérias continuarem desenvolvendo resistência aos antibióticos conhecidos, até infecções bacterianas banais e pequenos ferimentos deixarão de responder ao tratamento – como acontecia antes da descoberta da penicilina – e haverá o risco de ocorrerem complicações mortais.