Por que o mal súbito acontece? Em 80% dos casos, a morte súbita está relacionada a doenças cardiológicas, seguidas de doenças neurológicas como o acidente vascular cerebral (AVC) e a crise convulsiva aguda. Doenças herdadas e fatores genéticos também podem estar relacionados.
10 dicas para ajudar a prevenir Síndrome da Morte Súbita em bebês
A ocorrência de morte súbita é rara no primeiro mês de vida, aumenta até um valor máximo entre os 2 e os 4 meses e cerca de 95% dos casos surgem antes dos 6 meses de idade. Acontece geralmente no domicílio, sendo o bebé encontrado sem vida no berço.
Síndrome da Morte Súbita Infantil
A síndrome da morte súbita do lactente (SMSL) é quando o bebê morre sem causa aparente. É a principal causa de óbito de bebês com menos de 1 ano de vida, e geralmente ocorre durante o sono noturno.
É recomendado que os bebês durmam no quarto dos pais, próximo à cama deles, porém em outra superfície, idealmente até completarem um ano ou, pelo menos, até os seis meses. Evidências comprovam que essa recomendação diminui o risco de morte súbita em 50%.
Bebês devem dormir de barriga para cima, e não de lado ou de barriga para baixo. Os riscos de dormir de lado são semelhantes aos de dormir de bruços. Essa posição é instável e muitos bebês rolam e ficam de barriga para baixo.
Sono seguro e dicas de prevenção da SMSL
De acordo com alguns médicos, os bebês também ganham maior nível motor e se desenvolvem melhor devido ao balanço da redinha. Entretanto, existem desvantagens, pois não é recomendado que o seu filho passe a noite inteira na redinha.
Além disso, os riscos do bebê dormir na cama dos pais estão relacionados com questões de segurança, como o fato do bebê poder cair da cama, já que não existem grades de proteção, e do bebê ficar sem respirar no meio das almofadas, cobertores ou lençóis.
Não exagere nos cobertores. Não há necessidade de cobri-lo muito porque a criança vai se mexer até que fique livre dos cobertores. Lembre-se também que durante a primeira fase do sono as crianças tendem a suar muito, por isso é melhor evitar que ele tome frio depois de transpirar.
A forma correta de cobrir a criança é deixando o cobertor na altura do peito e preso firmemente nas laterais e no pé do colchão. 10 - Pijamas de corpo inteiro, com pezinhos ou sacos de dormir são as alternativas mais seguras para o bebê dormir. Fique atenta com shorts e calças com cordões, além de roupas muito justas.
Até os 12 meses de vida não é orientado que o bebê durma coberto por um cobertor, nem mesmo por um lençol ou qualquer outra coisa. Isto porque cobertores aumentam o risco do bebê sufocar e também da síndrome da morte súbita.
Depois do segundo mês no escuro como na noite, assim, ela terá o máximo de qualidade possível. Lembrando que as sonecas são extremamente importantes para o desenvolvimento saudável dos bebês nos primeiros 2 a 3 anos.
Ele reduz a pressão arterial, os níveis de glicose e a temperatura do corpo, pontuam neurologistas. Ele ainda ressalta que a iluminação artificial à noite também eleva os níveis de cortisol, o que perturba o sono e causa diversos problemas como resistência à insulina e ganho de peso.
A conclusão dessas pesquisas mostrou que a melhor cor, aquela que menos afeta nosso relógio biológico e a que menos interfere na produção do nosso hormônio de sono, é a cor vermelha.
De acordo com um novo estudo, até mesmo uma única noite de sono com algum abajur ligado afeta de forma aguda as medidas de resistência à insulina.
Quem dorme em quartos azuis tem, em média, 7 horas e 52 minutos de sono; os tons de cinza, marrom ou roxo estimulam a criatividade e favorecem no máximo 6 horas e 12 minutos. As melhores noites de sono são conseguidas em quartos pintados com cores calmas, como amarelo, azul ou verde.
“Isso é péssimo. Deixar a luz acesa durante a noite, uma lâmpada de segurança é bom. Mas se ela fica acesa durante dia, está denunciado que você não está presente. Uma célula fotoelétrica pode ajudar, porque ela pode acender às 18h e apagar às 7h”, explica João Palhuca.
Dormir com alguma fonte de luz no quarto, em especial da televisão ou de lâmpadas, pode aumentar o risco de sobrepeso e obesidade em mulheres.
- Ter um abajur no quarto ajuda na hora de enfrentar a escuridão. - Dormir com a TV ligada não é muito bom, mas alivia o medo. Veja algo divertido e peça para alguém desligar depois que você dormir. - Colar pelo quarto adesivos que acendem no escuro também é uma boa dica.
Cronicamente, noites mal dormidas podem trazer danos irreversíveis a saúde como doenças cardio-vasculares e até doenças degenerativas - alerta o neurologista Leandro Teles, formado e especializado pela Universidade de São Paulo. Ainda de acordo com o especialista, até ganho de peso pode ser fruto do sono inadequado.
Mas ela conhece o jovem filantropo, Ellis Jones, um homem por quem pode valer a pena arriscar sua imortalidade.
Mas, se mesmo assim ainda for difícil dormir, siga estas técnicas e exercícios que ajudam a pegar no sono em segundos ou minutos:
12 séries da Netflix seguras para ver antes de dormir