Algumas das causas: ambiente inadequado, situações de estresse, introdução de um animal doente, uso de medicações sem indicação por um veterinário, alimentação inadequada, traumas, etc.
Penas frágeis e opacas Coloridas e brilhantes, elas são um sinal de saúde e bem-estar! Assim, se você notar que a penugem do seu pet voador está com aspecto opaco e frágil, este pode ser um sinal de calopsita doente. Caso você note queda de penas, é necessário buscar um veterinário o mais rápido possível.
Nariz entupido: acontece quando as vias aéreas são bloqueadas. Respiração difícil: prestar atenção no ritmo da respiração da ave é importante para detectar se a ave está tendo dificuldades para respirar.
Calopsita mancando: o que fazer para ajudar?
A primeira coisa que deve ser feita ao aprender como cuidar de uma calopsita filhote é a compra de papinhas para aves que são diluídas em água. Aqueça essas papinhas, misture com a quantidade de água indicada e mantenha a solução quente em banho maria, enquanto alimenta o filhote com o uso de uma seringa.
Gaiolas de cria não servem como gaiolas de reprodução, pois estas devem ser bem maiores, o suficiente para casal e filhotes até 60 dias e nisto estamos falando de calopsitas.
Na hora da alimentação, deve-se colocar a papinha no bico da calopsita bem devagar com a ajuda de uma seringa sem agulha, esperando ela deglutir tudo até que seu papinho esteja cheio.
Entre 13 e 15 dias, os ovos eclodem. Filhotes - Assim que as avezinhas empenam as asas e a cabeça, é hora de "criá-las no bico", para torná-las mais dóceis. Separe as crias dos pais e dê às pequenas calopsitas um mingau preparado com um pó comprado em lojas especializadas e misturado com água morna.
Nunca ofereça misturas caseiras à base de fubá, que são muito pobres em nutrientes. Em vez disso, prefira papinhas prontas indicadas para a espécie do filhote; Evite afogamentos, não dê água para o filhote de passarinho.
A mistura (Papa + água morna) deve ser feita a cada refeição, seguindo as instruções do rótulo: Para aves entre 1 e 2 dias de vida, misture 1 medida de Papa em 5 medidas de água morna. Para aves entre 3 e 4 dias de vida, misture 1 medida de Papa em 4 medidas de água morna.
O que papagaio filhote come A comida para papagaio filhote pode ser um mingau de frutas caseiro, mas apenas em casos de emergência. O mais recomendado e saudável é recorrer a preparações elaboradas especificamente para atender às necessidades dos filhotes de papagaio.
Nutrópica Papinha Psitacídeos é um alimento completo e balanceado, especialmente desenvolvido para filhotes de Papagaios, Cacatuas, Calopsitas, Periquitos e demais aves granívoras a partir do primeiro dia de vida....Ficha técnica.
Frutas: muitas frutas podem fazer parte da dieta do seu papagaio. Entre elas, podemos citar maçã, banana, pêra, mamão e melão; Verduras: folhas como espinafre, alface, brócolis e escarola também estão liberados; Legumes: alguns legumes, como a cenoura, a abobrinha e a batata, também são indicados.
Frutas como laranja, limão e tangerina, embora ácidas, têm propriedades benéficas para papagaios, calopsitas e outros pássaros. Devido ao seu pH baixo, elas possuem propriedades de combate ao câncer e atuam contra a infecção por fungos, além de ajudar na digestão.
O PAPAGAIO NÃO QUER COMER: COMO MUDAR A SUA DIETA?
Algumas opções bem avaliadas são a Ração Nutrópica Natural para Papagaios e a Ração Megazoo Extrusada Bits para Papagaio, ambas extrusadas, auxiliando no desgaste natural dos bicos.
Alimentos proibidos para papagaios
A maioria dos papagaios gosta de desfrutar novas experiências, de modo que andar de bicicleta ou a pé com seu bichinho pode ser uma atividade divertida para ambos. Fale e ria com ele. Todo animal gosta de ouvir a voz do seu dono e claro, estes irão adicionar suas próprias vozes na brincadeira também!