O principal fator de crescimento para as células T estão associadas a proteínas,produzidas por leucócitos e estão associadas na ativação do sistema de imunidade do organismo.
As células T CD4+ auxiliares reconhecem antígenos associados a tumores que são apresentados no contexto de moléculas de classe II do MHC, com consequente liberação de citocinas (sinais auxiliares) para geração e ativação das células T citotóxicas.
Seu papel principal é como imunidade específica e imunidade celular, induzindo a Apoptose(autodestruição) de células invadidas por vírus, bactérias intracelulares, danificadas ou cancerígenas.
Têm um papel importante na identificação, no ataque e na destruição de bactérias, fungos e vírus que... O exame determina a quantidade no sangue de linfócitos com marcadores de superfície chamados CD4 e CD8. São tipos de leucócitos que têm funções importantes no sistema imunológico.
Linfócitos T auxiliares foliculares são uma subpopulação de linfócitos T CD4+ identificada inicialmente nos centros germinativos dos folículos dos órgãos linfoides secundários. Sua função primordial é auxiliar os linfócitos B na produção de anticorpos. ... No sangue, recebem o nome de linfócitos T auxiliares circulantes.
As células Th1, grandes produtoras de interferon gama (IFN-g), são necessárias para uma resposta efetora eficiente contra patógenos intracelulares, tais quais vírus e certos parasitas unicelulares, como o Trypanosoma cruzi, agente etiológico da Doença de Chagas.