Uma oclusão é fisiológica quando apresenta harmonia entre os determinantes anatômicos e as unidades fisiológicas do SE, não gerando patologias aos tecidos. ... Na oclusão fisiológica, os componentes do sistema mastigatório funcionam eficientemente e sem dor, encontram-se em estado de saúde!
a relação dos dentes inferiores com o plano oclusal influencia na altura das cúspides de acordo com a angulação do plano de oclusão em relação ao plano de referência horizontal. Quando a angulação for maior que o ângulo formado com o plano de referência horizontal, as cúspides deverão ser mais baixas.
Isso se dá devido a fatores que vão influenciar essa morfologia oclusal: ATM, fator posterior, e Dentes anteriores, fator anterior. ... Além disso temos os determinantes verticais da morfologia oclusal, que são responsáveis pela altura das cúspides (quanto mais altas as cúspides, mais fundos os sulcos e vice e versa).
Posição em que ocorre a coincidência de RC com MIH, ou seja, os côndilos na posição anterossuperior da cavidade articular com os discos corretamente interposto simultâneo a contatos dentários. A maioria dos pacientes apresentam diferenças entre a RC e a MIH, variando em média de 0,5 a 2,0 mm.
Mauricio Rubiano define contatos prematuros como os que se encontra em relação cêntrica ao fechar a mandíbula. Por outro lado, as interferências oclusais apresentam-se quando os pré-molares e molares, especialmente, entram em contato durante as excursões de lateralidade, protrusiva e latero-protrusiva.
As relações intermaxilares compreendem todo o relacionamento estático e dinâmico entre a maxila e mandíbula nos sentidos vertical e horizontal, lateral e anteroposterior.
Espaço funcional livre diminuído Contatos prematuros Traumas nos tecidos de suporte Fadiga muscular Desconforto e dor Problemas na fala Desgaste precoce dos dentes de resina Aceleração do processo de reabsorção Alterações fisiológicas: mastigação, deglutição e fonação Alterações estéticas: sensação de sorriso ...
Os contatos prematuros podem desviar as posições dentárias e mandibular em busca do alívio das tensões. Estes contatos provocam alterações significativas nos músculos relacionados com a mandíbula, não só na relação das ATMs como também na condição postural da cabeça.