O teorema de Pitágoras é uma expressão matemática que relaciona os lados de um triângulo retângulo, conhecidos como hipotenusa e catetos. Esse teorema não é válido para triângulos acutângulos ou obtusângulos, apenas para os retângulos.
Tangente
O teorema de Pitágoras afirma que, para qualquer triângulo retângulo com catetos de medida a e b e uma hipotenusa de comprimento c, a2 + b2 = c. Podemos usar essa equação para descobrir a altura de nosso triângulo equilátero.
Relações Métricas e o Teorema de Pitágoras: 3. O produto das medidas dos catetos é igual ao produto da hipotenusa pela altura relativa à hipotenusa, ou seja: b * c = a * h .
Nesta representação abaixo de um triângulo retângulo temos que h é chamado de altura relativa à hipotenusa ou simplesmente a distancia da hipotenusa ao vértice formado pelos catetos; m e n são as projeções dos catetos, isto é, a altura h divide a hipotenusa em duas partes, m e n.
3. RELAÇÕES MÉTRICAS NO TRIÂNGULO RETÂNGULO
O perímetro de um paralelogramo é a soma das medidas de todos os lados do polígono. Para calcular o perímetro, utilizamos a seguinte fórmula: P = 2(a + b)