Meandros é o plural de meandro. O mesmo que: disfarces, voltas, complicações, desvios, enredos, ramais, sinuosidades.
adjetivo Fraco; sem energia, força, vigor ou saúde: paciente débil. Frágil; cuja resistência é reduzida ou inexistente: televisor débil. Cujo desenvolvimento se encontra enfraquecido: economia débil.
A sinuosidade (Sin) de uma bacia hidrográfica representa a relação entre o comprimento do rio principal e o comprimento do seu talvegue. ... A extensão do percurso superficial (Eps) é considerada como a distância média que um fluxo hídrico percorre até chegar ao leito do rio.
Foz dos rios A foz do rio é a região onde acaba o seu curso. Ela pode ser dividida em dois tipos: Foz estuário: quando as águas dos rios desaguam no mar ou oceano, através um único canal. Foz delta: quando as águas do rio desembocam no mar ou oceano através de redes de canais.
Neste contexto, a análise morfométrica corresponde a um conjunto de procedimentos que caracterizam aspectos geométricos e de composição dos sistemas ambientais, servindo como indicadores relacionados à forma, ao arranjo estrutural e a interação entre as vertentes e a rede de canais fluviais de uma bacia hidrográfica ( ...
A densidade de drenagem, reconhecida como um dos mais importantes parâmetros da análise morfométrica de bacias hidrográficas, foi defInida inicialmente por HORTON (1945) como o comprimento médio de rios de uma bacia hidrográfica por unidade de área, poden- do ser expressa pela equação: Dd =IUA, onde Dd é a densidade de ...
A bacia hidrográfica ou bacia de drenagem de um curso d'água é a área onde, devido ao relevo e geografia, a água da chuva escorre para um rio principal e seus afluentes. ... Pense na crista de um morro que divide a água da chuva para um lado e para o outro.
O fator de forma de uma bacia hidrográfica, kf, é definido pela relação entre a largura média da bacia e o seu comprimento axial. O comprimento axial da bacia hidrográfica, L, é igual ao comprimento do curso d'água principal mais a distância da sua nascente ao divisor topográfico.
O fator de forma nada mais é do que uma conversão entre o volume do cilindro e o volume real da árvore. Para se calcular o volume do cilindro e obter a sua área seccional basta utilizar a altura comercial (Hc) e o diâmetro com casca tomado a 1,30 metro de altura na árvore (DAP).
A área deve ser definida em relação a um dado ponto ao longo do canal, ou à própria saída ou confluência da bacia. A área total inclui todos os pontos situados a altitudes superiores à da saída da bacia e dentro do divisor topográfico que separa duas bacias adjacentes (Figura 4.
O comprimento axial é medido da saída da bacia até seu ponto mais remoto, seguindo-se as grandes curvas do rio principal ( não se consideram as curvas dos meandros ).
Quanto maior a declividade de um terreno, maior a velocidade de escoamento, menor Tc e maior as perspectivas de picos de enchentes. A magnitude desses picos de enchente e a infiltração da água, dependem da declividade média da bacia, associada à cobertura vegetal, tipo de solo e tipo de uso da terra.
O rio principal da bacia, o Amazonas, é o maior do mundo, ele nasce na cordilheira dos Andes (Peru) e quando entra no Brasil é intitulado de Solimões. ... A bacia mencionada exerce uma grande importância para o sustento de muitas famílias ribeirinhas que vivem da pesca nos diversos rios contidos nela.
A área de drenagem é toda a área geográfica onde a precipitação escoa para uma mesma bacia hidrográfica. Densidade de drenagem elevada significa uma bacia hidrográfica repleta de cursos de água, córregos e rios.
Tipos de drenagem
As bacias hidrográficas são áreas do território ou de uma região compostas por um rio principal e seus afluentes, que escoam para o mesmo curso d'água, abastecendo-o. As formas do relevo levam cursos de água menores, como riachos, córregos e rios pequenos, a abastecerem os rios maiores. ...
Quatro bacias hidrográficas principais cobrem mais de 80% da superfície do território brasileiro: Amazônica, Tocantins, Platina (Paraná, Paraguai e Uruguai) e São Francisco.
Regiões hidrográficas brasileiras
Bacias Hidrográficas Brasileiras. O Brasil possui quatro principais redes hidrográficas, que são: a bacia Amazônica, a bacia do rio São Francisco, a bacia do Tocantins Araguaia e a bacia Platina ou bacia do rio da Prata que é formada pela bacia do Paraná, bacia do Paraguai e bacia do Uruguai.
Saiba um pouco mais sobre as três maiores bacias hidrográficas brasileiras:
bacia do Rio Amazonas
Maiores bacias hidrográficas
O garimpo, a mineração, a irrigação e a poluição hídrica ameaçam a qualidade dos rios dessa região. Com 967.
Verificado por especialistas. As três maiores regiões hidrografica brasileiras são: - Região Hidrográfica Amazônica, no norte do país, abrangendo o Acre, Amazonas, Rondônia, Roraima, Amapá, Pará e Mato Grosso.
Resposta. Resposta: Região Amazônica (norte),Região do Tocantins-Araguaia (entre Centro Oeste e Norte) e região do Paraná (no sul).