EQST

O Que O Princpio Da Boa-f Processual?

O que é o princípio da Boa-fé processual?

RESUMO: O princípio da boa fé processual, vertente objetiva da boa fé, é aquele que impõe um comportamento leal, ético, de acordo com a boa-, em nada se relacionando com a intenção do sujeito do processo (boa fé subjetiva).

O que significa o princípio da honestidade e lealdade nessas regras de conduta?

Este princípio regula que os contratantes devem agir honestamente, com transparência, lealdade, probidade com o outro contratante, que se exige do homem comum, respeitados as peculiaridades dos costumes...sobre a intenção inferida da declaração de vontade das partes – mas também ao interesse social de segurança das ...

O que se entende por Boa-fé objetiva prevista no Código Civil?

Uma questão bastante discutida entre diversos doutrinadores e operadores do direito diz respeito à boa-fé objetiva no Código Civil em vigor. ... Significa dizer que o uso de um direito, poder ou coisa, além do permitido ou extrapolando as limitações jurídicas, lesando alguém, traz como efeito o dever de indenizar.

Em que fase da formação de um contrato o princípio da Boa-fé objetiva é aplicável por quê?

O princípio da boa-fé objetiva também incide na fase de conclusão e execução dos contratos. ... 422, in verbis: “Os contratantes são obrigados a guardar, assim na conclusão do contrato, como em sua execução, os princípios da probidade e boa-”.

Quais são as fases do processo contratual?

Segundo ele, existem as fases: negociação preliminar ou fase de pontuação; proposta, policitação ou oblação; contrato preliminar; contrato definitivo. Segue o estudo destas fases. Esta é a primeira fase na formação de um contrato civil.

O que é a responsabilidade contratual?

A responsabilidade contratual é aquela que deriva da inexecução de negócio jurídico bilateral ou unilateral, isto é, do descumprimento de uma obrigação contratual, sendo que a falta de adimplemento ou da mora no cumprimento de qualquer obrigação, gera esse ilícito contratual.

O que é reparação civil contratual?

A Responsabilidade Civil Contratual, como o nome mesmo já sugere, ocorre pela presença de um contrato existente entre as partes envolvidas, agente e vítima.

Em que medida a culpa interessa para a responsabilidade contratual?

Diante da responsabilidade contratual, a culpa se presume, em regra. Ao credor cumpre demonstrar que a obrigação não foi cumprida, cabendo ao devedor provar que não agiu com culpa para o inadimplemento ou que se verificaram causas excludente do nexo causal (CAVALIERI FILHO, 2012, p. 308).