– O mundo das formas ou ideias (inteligível): Platão diz que a alma traz consigo desde o seu nascimento um conhecimento prévio, a priori, que lhe permite a identificação do objeto – o chamado conhecimento inato. Tais conhecimentos são as ideias ou formas, que residem no mundo inteligível, fora do tempo e do espaço.
Conhecimento sensível é o conhecimento obtido através dos sentidos - visão, audição, olfato, tato e paladar. ... Já o conhecimento inteligível, é o conhecimento obtido através do intelecto (pensamento, intuição intelectual). Este tipo de conhecimento é objetivo (não subjetivo), ele comum a qualquer pessoa.
Significado de Inteligível [Filosofia] Que só pode ser compreendido através da utilização da inteligência, em detrimento dos sentidos; que só existe na ideia: Platão opõe o mundo inteligível ao mundo sensível.
O mundo das formas, ou ideias (inteligível): -Os objetos do mundo comum organizam suas estruturas conforme essas ideias ou formas primordiais, mas não são capazes de revelá-las em sua plenitude, sendo apenas imitações imperfeitas.
Platão, filósofo da Grécia antiga, discípulo de Sócrates afirma em sua tese que existem dois mundos, o mundo visível, que é o mundo dos fenômenos, acessível aos seres humanos, de forma bem reduzida podemos afirmar que o mundo visível é o mundo que nos cerca, o mundo que vemos; e o mundo das idéias, ou também chamado de ...
verbo transitivo direto e pronominal Apresentar (uma pessoa ou coisa) a alguém: conhecemos a nova casa; conheceram-se num velório. Conservar um relacionamento pessoal (familiar ou íntimo) com: nunca o conheci suficientemente; conhecemo-nos na escola.
Conhece vem do verbo conhecer. O mesmo que: experimenta, percebe, sabe, acata, obedece, aceita, visita.
O ser humano vive em um mundo material, o que faz necessário ter um contato físico para se conhecer alguém ou alguma coisa. Para conhecer bem deve-se ter experiência para ter graus comparativos de ações e comportamentos, a fim de saber se o conhecimento feito é benéfico ou não.
Para se conhecer algo é importante ter embasamento teórico ou ter vivenciado sobre o que diz saber.
A mitologia, a religião e a ciência são formas de conhecer o mundo. São modos do conhecimento, assim como o senso comum, a filosofia e a arte. Todos eles são formas de conhecimento, pois cada um, a seu modo, desvenda os segredos do mundo, explicando-o ou atribuindo-lhe um sentido.
O olhar filosófico define que, para que seja possível a existência do conhecimento, são necessários três fatores fundamentais: a consciência ou existência de um sujeito conhecedor; um objeto a ser conhecido; a relação que se estabelece entre o sujeito e o objeto.
Existe o conhecimento por aptidão, mas que pode ser com o tempo aprimorado, conhecimento por contato, que precisa ser observado para ser entendido, e finalmente o conhecimento proposicional, que é mais teórico e precisa ser estudado para ser compreendido.