MORFOLOGIA Os molares superiores apresentam três raízes. Sendo que o primeiro molar superior é maior que o segundo molar superior. No 1º Molar Superior existe um túberculo que é uma protuberância em esmalte na cúspide mésio-lingual.
Uma abertura é feita através da coroa do dente até a câmara da polpa. Limas especiais são usadas para eliminar a infecção e a polpa doente dos canais. Em seguida, elas modelam o canal para o material de restauração. A irrigação é usada para limpar os canais e remover os resíduos.
Para a realização do tratamento endodôntico, precisamos realizar previamente o correto diagnostico e logo após iniciar o plano de tratamento.
Segundo Grossman (1976)4, o ápice radicular encontra-se completamente formado de três a cinco anos após a erupção do dente. De Deus (1982) 2 ressaltou que o desenvolvimento, especialmente a erupção dos dentes humanos, varia no tempo, sendo impossível fornecer limites bem precisos dessas variações.
A apicigênese consiste na remoção, exclusivamente, da polpa inflamada de dentes permanentes jovens injuriados que apresentam vitalidade pulpar.
Dente cujo ápice radicular não apresenta dentina apical revestida por cemento, apresentando-se radiograficamente, com ápice radicular incompleto.
o Zona pobre em células (ou zona de Weil): contém capilares sanguíneos, uma rica rede de fibras nervosas (formando o plexo de Rashkow) e processos fibroblásticos. o Zona rica em células: como indica seu nome, é uma zona com muitas células, como fibroblastos, células-tronco indiferenciadas e células imunes.
A revascularização pulpar tem surgido como uma nova opção de tratamento para estimular o término do desenvolvimento radicular e não apenas o fechamento apical. Há na literatura uma variedade de protocolos utilizando esta técnica, buscando sempre alcançar o sucesso no tratamento.
Popularmente, endodontia também é chamada de tratamento de canal. O tratamento consiste na remoção do tecido mole (polpa) que se encontra na parte interna (canal) do dente e pode estar vivo, sadio, inflamado, infectado ou necrosado (morto).
6-) Com estes valores poderemos indicar o Comprimento Real de Trabalho (CRT) ou Comprimento de Trabalho (CT).
Um desses conceitos é a patência apical, que segundo Buchanan, é a limpeza passiva do forame apical com uma lima de pequeno calibre, que tem como objetivo remover raspas de dentina contaminadas, restos pulpares e microrganismos que possam interferir no processo de reparo póstratamento endodôntico.
Obter o Comprimento Real do Dente ( CRD = CRI + DAI). Estabelecer o comprimento Real de Trabalho ( CRT = CRD – 1 mm).
Forma de conveniência ou desgaste compensatório: Tem como objetivo eliminar qualquer interferência que venha impedir que os instrumentos endodônticos atuem em todas as paredes do canal radicular. 1. Ombro palatino: é representada pela projeção da dentina da parede lingual/palatina na entrada do canal radicular.
Periodontia – tratamento da saúde gengival (vide detalhes abaixo); Endodontia – tratamento de canal (vide detalhes abaixo); Dentística – tratamento de lesões de cárie através de procedimentos restauradores.
Quando há a morte da polpa, geralmente a dor é bem localizada, havendo sensação de “dente crescido” e dor ao mastigar, além disso, um sinal bem característico é que ao se abaixar a cabeça tem-se a sensação de que o dente “pesa”.
As causas mais comuns para a necessidade de tratamento endodôntico de um dente são traumatismos, fracturas e cáries profundas e os sintomas variam de dor espontânea, sensibilidade prolongada ao frio e/ou calor e desconforto ao toque ou durante a mastigação.
Sintomas a serem observados