Hospedeiro intermediário: é aquele que apresenta o parasito em sua fase larvária ou assexuada.
O Trypanosoma cruzi infecta em condições naturais mais de 100 espécies de mamíferos de diferentes ordens. O parasito na natureza existe em diferentes populações de hospedeiros vertebrados tais como seres humanos, animais silvestres e animais domésticos, e os invertebrados, a exemplo dos insetos vetores.
A Doença de Chagas é uma doença infecciosa causada pelo protozoário (parasito), o Trypanosoma cruzi, transmitido pelas fezes/urina do vetor, o inseto triatomíneo (barbeiro), quando defeca na pele de pessoas e/ou animais silvestres (mamíferos, aves, anfíbios e répteis) ao se alimentar de sangue.
O inseto transmissor da doença de Chagas pertence à Ordem dos Hemípteros, Classe Insecta, Família Reduvidae e subfamília Triatominae, Gêneros (Triatoma, Panstrongylus e Rhodnius). As espécies mais importantes no Brasil são T. infestans, T. sordida, T.
Prevenção: Uma das formas de prevenção da doença de Chagas é evitar que o inseto “barbeiro” forme colônias dentro das residências. Em áreas onde os insetos possam entrar nas casas voando pelas aberturas ou frestas, pode-se usar mosquiteiros ou telas metálicas.
Alguns exemplos desses produtos são: Polaramine, Polaryn, com maleato de dexclorfeniramina, que é um anti-histamínico que alivia a coceira e o inchaço. Pode ser aplicado duas vezes ao dia na região afetada; Andantol, com cloridrato de isotipendil, que é um anti-histamínico que alivia a coceira e o inchaço.
Uma nova descoberta vai auxiliar no tratamento da picada da aranha-marrom. O uso de antibióticos, principalmente a penicilina, pode reduzir as lesões provocadas no local da picada.
- Coloque bolsa de gelo sobre a picada para aliviar a dor e o inchaço. - A coceira pode ser aliviada com pomada de hidrocortisona a 1%. - Se ocorrer reação alérgica ou se as picadas tiverem atingido uma área grande, procure auxílio médico.
Tratamento Específico
28 de novembro de 2018. Maria Fernanda Ziegler, de Nova York | Agência FAPESP – A picada da aranha-marrom (Loxosceles) pode causar necrose na pele, falência renal e até morte.
A planta conhecida como 'babosa' pode ser um bom método para aliviar as coceiras. Além de ser 95% água, ela contém princípios ativos muito benéficos como o Aloeferon, que acelera a cicatrização, e a Antraquinona que tem ação antisséptica.
A forma correta de se matar o carrapato é colocá-lo no fogo, em água quente ou em vidro com álcool. Não é recomendável espremê-lo com a unha, porque se ele estiver contaminado com alguma doença pode transmitir nessa hora. Também não é recomendado encostar a brasa de um fósforo para retirar o carrapato da pele.