EQST

O Que O Estilo Romnico?

O que é o estilo românico?

A Arte Românica faz referência a um estilo que surgiu durante a Idade Média, mais precisamente na Alta Idade Média (entre os séculos XI e XIII). O termo “Românico” está intimamente relacionado com às influências do Império Romano que dominou durante séculos quase toda a Europa Ocidental.

O que prevaleceu na arquitetura no estilo românico?

O estilo Românico e suas principais características Na arquitetura, principalmente de mosteiros e basílicas, prevaleceu o uso dos arcos de volta-perfeita e abóbadas (influências da arte romana). Os castelos seguiram um estilo voltado para o aspecto de defesa.

Qual a principal característica da arquitetura do estilo românico?

Arquitetura Românica Diversas igrejas, mosteiros, conventos e catedrais foram construídas nesse estilo. ... Além disso, as planta das construções românicas tinham formato de cruz e eram construções sólidas feitas em pedra. Apresentavam ainda poucas janelas e aberturas e tinham geralmente uma porta principal, a de entrada.

Quais são as características do estilo românico na pintura?

As características essenciais da pintura românica foram a deformação e o colorismo. A deformação, na verdade, traduz os sentimentos religiosos e a interpretação mística que os artistas faziam da realidade. A figura de Cristo, por exemplo, é sempre maior do que as outras que o cercam.

Qual foi o principal arquiteto de referência para a arquitetura modernista no Brasil?

Oscar Niemeyer

O que você entendeu por arte moderna?

Arte Moderna foi um conjunto de tendências que começou a se desenvolver a partir da segunda metade do século XIX, atingindo a ápice na primeira metade do século XX. A partir desse momento, começou a envolver uma série de rupturas com as tradições que vinham sendo acompanhadas dentro da história da arte.

O que é uma obra moderna?

As obras modernistas se caracterizam pela influência cubista na geometrização das formas, linhas curvas, economia de traços, expressividade nas cores e a idéia da terra, do homem nativo, selvagem e antropófago. Percebe-se uma pintura limpa com contornos nítidos e com as cores e a luminosidade do Brasil.

O que faz uma obra moderna se tornar famosa?

Além da concepção de espaço, a liberdade de criação é então o ápice da característica moderna. Do mesmo modo, as famosas colagens surgem com obras incríveis, porque a experimentação de novos materiais ganhou abertura e mistura cultural também se fez presente.