Quando usamos sabões e detergentes, a parte apolar de suas moléculas liga-se à gordura, enquanto a parte polar liga-se à água, proporcionando a remoção da sujeira. ... Por outro lado, a gordura é apolar e, por isso, a água não dissolve as gorduras.
Sobre os detergentes: são compostos orgânicos sintéticos que possuem longas cadeias de hidrocarbonetos. ... A extremidade apolar é hidrófoba e a polar é hidrófila, ou seja, a cadeia de hidrocarbonetos não tem afinidade pela água, mas o grupo polar sim, considerando que a água também é polar.
“Quando uma molécula do detergente é colocada em um meio aquoso onde existe gordura, parte dela fica presa nesse material, deixando a outra em contato com a água”, diz a química Maria Regina de Alcântara, da USP. Assim, o detergente acaba quebrando a oleosidade em pedaços microscópicos, que ficam boiando na água.
Só por essas características já notamos a diferença entre eles, como já foi dito, o detergente produz mais espuma e facilita a remoção de gorduras. O sabão não espuma tanto, mas não prejudica o ambiente. ... Os detergentes agem de forma contrária, se acumulam nos rios formando uma densa camada de espuma.
O sabão tem o papel na limpeza pois consegue interagir tanto com substâncias polares quanto com as apolares. Assim ocorre a formação de micelas, que são gotículas de gordura aprisionadas por moléculas de sabão. Este processo de formação de micelas recebe o nome de emulsificação.
Para substituir o detergente Se o detergente acabar, adicione uma colher de chá de sal a um litro de água fervida. A água quente é uma ótima arma contra a gordura e ajuda a amolecer a sujeira dos pratos e panelas; e o sal é um agente esfoliante e bactericida.
O açúcar, que não é alcalino, ajuda o produto a não agredir a pele. E o sal é para dar mais brilho às peças de alumínio. Para o sabão ficar cheiroso, coloque essência ou até gotas de perfume.
- 200 g de sal refinado ou de sal grosso triturado; - 400 ml de água, sendo que uma metade será usada para dissolver a soda e a outra para dissolver o sal. O preparo começa com a diluição do sal na água, em um vasilhame separado. Depois de bem dissolvido, reserve a salmoura.
Álcool. Isso mesmo, o álcool etílico mais conhecido como etanol nos postos de gasolina. Basta borrifar álcool sobre a espuma e pronto. Adeus, espuma!
O que devo fazer? Verifique se os alimentos estão secos antes de iniciar a fritura. Se não estiverem, retire o excesso de água e gelo com muito cuidado agitando o alimento a ser frito até que ele fique seco.
O que você ainda não sabe é que a espuma é a união de bolhas bem pequenininhas que se formam à medida que o ar vai se juntando a essa mistura de água e sabão. Quando alguma dessas bolhas de sabão emerge, ela flutua sobre a superfície da água, uma vez que o ar é bem mais leve do que qualquer outro líquido.
Tem como arrumar. Você pode passar todo o amaciante por uma peneira fina para que as bolhinhas de ar que se formaram estourem e o amaciante volte a ficar um liquido cremoso só que sem ar. Dependendo do caso, as vezes será necessário passar mais de uma vez pela peneira.
O lauril sulfato de sódio (LSS) é um tensioactivo aniônico, um produto químico utilizado em diversos cosméticos e produtos de higiene pessoal, limpeza doméstica e industrial. A substância tem propriedade detergente, pois, com a ação emulsificante, remove a gordura e o óleo das superfícies.
Muitos sabões não produzem espuma porque sua película não oferece resistência e rompe deixando o ar escapar, podemos distinguir este aspecto peculiar por um "interstício reticular", pois é muito parecido com uma rede. ... Álcool, óleo e os hidrocarbonetos, entre outros agentes são inibidores da espumação.
1 – Escolha os ingredientes
É fato que os sais de banho proporcionam uma sensação gostosa de relaxamento e bem-estar depois de um dia estressante. Mas não é só isso. Aliados da beleza, eles também limpam, hidratam e perfumam o corpo, com inúmeros aromas deliciosos à base de flores e ervas.
Sais de banho medicinal Ele pode ser usado como componente ou puro, basta colocar um pouco na água quente da banheira. Ele possui propriedades curativas para o corpo, podendo ser chamado de sal de banho medicinal. Tanto ele quanto outros sais naturais proporcionam saúde e bem-estar do sistema cardiocirculatório.
Ranking: Os melhores sais de banho do mercado
Ligue a água quente e espere até que a banheira esteja com água até na metade e despeje dentro dela 120 g de sais de banho. Utilize a temperatura que mais o agrade e acrescente mais sais se quiser aumentar a concentração de minerais. Para um banho terapêutico, use de 240 a 480 g de sal de Epsom.