Modo de Preparo
Assim como Karoline, muita gente não se atenta a limpar o camarão da maneira correta. Para não errar mais, a nutricionista explica que é só pegar a pontinha da faca, uma tesoura pequena ou um palito de dente para tirar as tripas. Em seguida, basta lavar o crustáceo com água corrente.
Para isso, enfie o dedo onde tirou as patinhas e já puxe a casca. Depois, com uma faca (pequena. de preferência), faça um corte nas “costas” do camarão. Além disso, com a ajuda de um palito de dentes puxe aquela tripa preta que tem e jogue fora. Por fim, lave os camarões e já pode usar.
Puxe a casca para soltá-la do corpo. Depois de retirar as pernas do camarão, segure a beirada da casca com o dedão e o indicador. Em seguida, puxe a casca sobre o corpo dele, inclusive pela curva. Depois de separar a casca do corpo, puxe-a para soltá-la da casca.
COMO LIMPAR Antes: deixe os camarões com cabeça e casca, por alguns minutos, em uma tigela com água e um pouco de vinagre para evitar que fiquem escorregadios, facilitando o manuseio na hora de limpar. Com faca: com uma faca pequena bem afiada, faça um corte raso no dorso, de ponta a ponta.
até as provar bem finas e fritas. Só precisa das cascas do camarão (sem as antenas e a tripa), farinha, sal e os seus temperos favoritos. Depois basta cobrir temperar as cascas, cobri-las com farinha e fritá-las até ficarem bem crocantes. Depois acrescente ervas frescas e pimenta moída.
Modo de Preparo Pronto, lavado. Coloque eles em um escorredor de macarrão para a água escorrer. Depois de escorridos, coloque o sal e o limão. Com uma colher de pau (ou com a mão mesmo, mas nesse caso, com muito cuidado), faça o sal e o limão entrar em contato com os camarões homogeneizando a mistura.
Se passar muito tempo, ele desidrata e também fica borrachudo”, conta o chef. Biba explica que o segredo é deixar a água ferver bastante e, depois, mergulhar o polvo aos poucos, mergulhando as pontas, e o parte a parte do polvo de cinco a seis vezes, até mergulhá-lo por completo.
Retire do forno, deixe amornar e use como quiser, tanto como petisco, como em outras receitas (acarajé meio apaulistado, vatapá). Guarde num pote fechado por até 1 mês na geladeira).
“É preciso observar a cabeça e o rabo, que devem estar bem firmes à carne. A carapaça deve estar aderente à pele. Se tiver manchas escuras ou amareladas é porque esse camarão não está mais tão bom para o consumo”, explica a nutricionista Ana Emília Rios.
três dias
Os camarões devem estar frescos, de preferência recém-pescados, e podem ser congelados crus, sem a cabeça ou totalmente limpos. É fundamental lavá-los bem e banhá-los em uma solução com uma colher (chá) de sal para cada litro de água. Pode-se também optar por congelar os camarões cozidos.
três meses
Você pode armazená-lo por até dois dias na geladeira depois de descongelá-lo sem se preocupar com a decomposição. Se possível, descongele imediatamente antes de cozinhá-lo. Evite congelar o camarão de novo, pois congelar e descongelar várias vezes pode estragar o sabor.
Confira o passo a passo:
Congelar o camarão fresco ajuda a prolongar o seu prazo de validade, mas se não conservá-lo da maneira correta, ele acabará queimado e não comestível. Tanto o camarão com casca quanto o descascado pode ser congelado.
Por isso, eles devem ser lavados em água corrente e depois fervidos até que as conchas se abram. Depois disso, precisam ser colocados em uma vasilha com água bem gelada para que o resfriamento seja procedido. Somente assim, podem ser levados ao congelador sem oferecer nenhum dano de conservação.
Na hora de descongelar, o processo deve ser feito lentamente, para que a cor e sabor sejam preservados. Tire o camarão do freezer e deixe na geladeira por algumas horas. Antes de começar a cozinhar, os camarões precisam ser limpos. Com o auxílio de uma faca, retire a cabeça, a casca e o rabo.
Para identificar quando um camarão estragou, você perceberá primeiro o odor. Camarões devem ter cheiro de água salgada e esse deve ser o único odor percebido. Se você sentir cheiro de amônia, significa que o camarão estragou e não deve ser usado. Esse odor de amônia vêm do camarão estragado.
Se você não tem camarões frescos disponíveis, pode comprar os congelados, mas seguindo essas dicas:
Bata os ovos em uma vasilha separada e acrescente metade da água. Passe a carne primeiro na farinha de trigo, apertando bem para não soltar. Em seguida passe nos ovos batidos e deixe descansar por um ou dois minutos.