O bori é o rito de dar de comer à cabeça ou ori, entidade sagrada no candomblé, cultuada como lócus da individualidade.
Portanto, o Bori é um culto de equilíbrio e fortalecimento da cabeça de cada indivíduo e pode ser feito em todas as pessoas, independente de religião. ... A primeira vez que passei por um ritual de Bori ("Dar de comer a cabeça") foi na minha iniciação de Oxum no Candomblé.
A etapa número 1 consiste em dar o bori: sentado no chão, o abiã é banhado pelo sangue de animais sacrificados na sua frente, geralmente aves. Terminado esse ritual, começa a preparação para o próximo passo, conhecido como orô. O candidato à iniciação é mantido confinado em um quarto por 21 dias.
O trabalho é compreendido como um ritual poeticamente inspirado na prática de ofertar comidas para a cabeça em cerimônias religiosas de matriz afro-brasileira. Bori: da fusão bó, que em ioruba significa oferenda, com ori, que quer dizer cabeça, literalmente traduzido significa “Oferenda à Cabeça”.
Conhecendo o ori
Aqui em Salvador, o mínimo seria de R$ 3.
O litúrgico é mais simples, saudar Ori todos os dias, passar as mãos na cabeça com delicadeza ao acordar, reconhecer Ori como a parte de Eledunmare em cada um de nós, cantar um belo orin de coração, ser positivo, ser grato, reconhecer Ori como seu Eledá e finalmente: o Bori.
Divinizados há 5 mil anos, os orixás representam homens e mulheres com capacidade de alterar o curso da natureza. Atualmente no Brasil são cultuados apenas 12 orixás. Já foram 16: quatro deles (Obá, Logunedé, Ewa e Irôco) há algum tempo só se manifestam em ocasiões bissextas, basicamente em festas e rituais específicos ...
Odu é um conceito do culto de Ifá também usado no candomblé, interpretado no merindilogum, na caida de búzios. A palavra odu vem da língua iorubá e significa destino. Cada homem (ser) possui o seu destino que se assemelha a de outros mas sempre com alguma particularidade.
Os odus são os principais responsáveis pelo destino do homem e do mundo que os cerca e cad odu possui um nome e uma característica própria que dividem os caminhos e onde está atado ao seminúmero de muitos conhecimentos nos etano de Ifá.
Perceba que mais uma vez o arquétipo criado no Brasil, dos típicos filhos de Ogun, sem paciência e impulsivos está na verdade no negativo de um Odù. Isso significa que aquela pessoa precisa ser como Ogun do Itan em que com calma, paciência e resiliência ele transforma a terra em ouro.
Para positivar o Odu Odi através de banho, use folhas de mamona, sálvia e orobô ralado. Este Odu representa caminhos perdidos, discórdia, guerra na vida da pessoa, desgraça de modo geral, traição, problemas com drogas. Quando ele está negativo tem que se fazer um ebó com tudo em sete.
Irossum (irosun) é um odu do oráculo de ifá, representado no merindilogum com quatro conchas abertas pela natureza e doze fechadas.
Os filhos desse Odu não devem comer carne de gato e nem todas as comidas que são oferecidas à Nana. Não usar tecidos de fundo vermelho ou azul. Os homens deste Odu são proibidos de esperar o orgasmo de suas mulheres e as mulheres não devem praticar o coito durante o dia.
Osá Meji é o 9º odú no jogo de búzios e o primeiro na ordem de chegada do sistema Ifá, onde é conhecido pelo mesmo nome. Em Ifá é conhecido pelos jêje como "Sá Meji".
=PERSEGUIÇÃO DE EGUN Cubra o vasilhame com uma toalha virgem branca. Faça um pacote com as folhas e os galhos da rosa, bote fora. Acenda uma vela quando fizer sete horas que você colocou as pétalas de molho. Após completar as nove horas lave o rosto com a água das flores .
Para positivar o Odu Odi através de banho, use folhas de mamona, sálvia e orobô ralado. Aliás, corre uma lenda que para ser zelador de santo, tem que ter Odi no seu conjunto Odúnico. Isto é contado num dos itans de ifá e no Omerê de Logun também.
Fazer trabalhos, tomar banhos ou qualquer coisa que se faça, até um passe, uma oração é sempre ótimo e funciona sim mas temos que ter fé e pensar bem no que nos levou a sofrer ou a ter determinado problema. O mundo terreno ou espiritual não está aqui para te atrapalhar porque isso você faz sozinho.
7 – ODÍ: Dificuldades, caminhos fechados, avisto rápido, recompensa, bem-estar futuro de forma espantosa. Responde com 7 (sete) búzios abertos. mistura de qualquer outra cor, sendo um ODÚ feminino. ...
Também chamado de signo do oráculo de Ifá, o Odú é o regente da vida. A palavra Òdí significa: "o avesso, contrário". Òdí mostra-se no jogo de búzios por Odù, com 7 búzios abertos e fala pelos Òrìsà's (Orixás) Òsun (Oxum) e Èsù (Exu).
Ejionile é o 8º Odu no jogo de búzios e o 1º na ordem de chegada do sistema de Ifa,onde é conhecido pelo nome de Ejiogbe. Responde com 8 (oito) búzios abertos. Em Ifá, é conhecido entre os Fon (Jeje), como “Jiogbe”.