O embate sem uso de armas. A grande concorrência entre o capitalismo dos EUA, e o socialismo da URSS, a corrida espacial, lançamento do 1° homem à lua e 1° foguete espacial...
A Guerra Fria aconteceu entre 1947 e 1991 e marcou a polarização do mundo em dois blocos: um liderado pelos americanos e outro pelos soviéticos. Essa polarização gerou um conflito político-ideológico entre as duas nações e seus respectivos blocos, cada qual defendendo os seus interesses e a sua ideologia.
Durante a Guerra Fria, o Brasil tendeu a se alinhar ideologicamente aos Estados Unidos enquanto buscava o desenvolvimento. Com o fim da Guerra Fria percebe-se a adoção de uma política desnacionalizante e de defesa de interesses tópicos nas divergências com os Estados Unidos.
Os interesses em conflito podem ser identificados como ideológicos: o socialismo liderado pela URSS e o capitalismo liderado pelos EUA, além das corridas armamentista e espacial.
Resposta. O conflito ideologico, pois os paises potencias tentavam de diversas maneiras expandir os seus principais sistemas economicos, visto os EUA com o capitalismo, ea URSS com seu modelo socialista. ... O Equilibrio se deu no começo com cada país com seu modelo economico distinto.
Perguntas sobre a disputa entre capitalistas (Estados Unidos) e socialistas (União Soviética). O que foi basicamente a Guerra Fria no contexto mundial entre capitalismo e socialismo ? A Guerra Fria foi um conflito ideológico entre EUA e URSS. ... EUA e URSS disputavam a hegemonia mundial com Armas e não ideológico.
Resposta. Os EUA. isso se deu pot conta da guerra fria, onde união soviética era o comando do bloco socialista. e os EUA tomaram parte de ser o líder do Bloco capitalista.